Copa do Mundo: 572 garotos já estão em campo

Cada subprefeitura montou uma seleção para disputar o campeonato que fará homenagem aos países que estarão na Copa do Mundo.

A partir desta semana, 572 garotos de 13 e 14 anos estarão no clima da Copa do Mundo. Organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, a copa de futebol entre subprefeituras receberá até sexta-feira (28) as inscrições dos atletas, selecionados desde o início de janeiro em peneiras e jogos preparatórios nos campos de várzea cidade. Projeto inscrito no comitê oficial da cidade para a Copa do Mundo (SPCopa), o campeonato será disputado entre 15 de março e 3 de maio. Cada uma das 32 subprefeituras representará um dos 32 países que disputarão o mundial de futebol a partir de 12 de junho.

O campeonato, apelidado como Copa SP14, tem por objetivo unir a prática esportiva, o bom desempenho escolar — todos os jogadores devem estar regularmente matriculados e terem frequência comprovada em alguma instituição de ensino — e o aspecto cultural, já que cada subprefeitura terá o envolvimento com uma nação.

Dois critérios foram utilizados para definir qual subprefeitura iria representar cada país: afinidade com a colônia e sorteio. A Mooca, tradicional bairro italiano, por exemplo, vai jogar com a camisa da Squadra Azzurra. A Sub Santo Amaro, que vai defender as cores da camisa alemã, também tem relações históricas com imigrantes alemães. No final do século 19, germânicos e escandinavos se instalaram no Alto da Boa Vista, bairro de Santo Amaro. Nas demais situações, os atletas e a população local terão a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura de outros países. Os jovens de São Miguel Paulista, por exemplo, serão informados sobre as peculiaridades do Uruguai, campeão mundial que já mandou uma série de materiais informativos sobre o turismo e a cultura locais. Já os meninos de Santana/Tucuruvi vão receber os folhetos enviados pelo Consulado da Bélgica.

Locais dos Jogos — Cada subprefeitura utilizou uma forma diferente para montar sua seleção. Em Ermelino Matarazzo, zona leste, os garotos interessados em defender a Holanda participaram de peneiras. No Campo Limpo foram promovidas eliminatórias entre as equipes da região e os meninos do CDC Poringá venceram a disputa e representarão o Chile — cujo cônsul, Herman Buscuñan já convidou a equipe para uma visita o consulado, na Av. Paulista.

Na fase de grupos, os jogos serão disputados em nove campos espalhados pela cidade. Entre eles, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (em Moema), Clube da Comunidade Maria Felizarda e centros esportivos Pelezão (Lapa), Perus (zona norte), Tatuapé e José Bonifácio (zona leste). As partidas vão acontecer aos sábados, sempre no período da manhã. A final e a decisão do terceiro lugar serão disputadas no Estádio do Pacaembu.

O prazo para a inscrição das equipes vai até o dia 28 de fevereiro. O Congresso Técnico, momento em que serão esclarecidos o regulamento geral e as normas do campeonato, acontecerá no dia 08 de março.

 Subprefeitura de Cidade Ademar representa a Costa do Marfim