23/07/2013 12h17

Share

Com frente fria, Prefeitura intensifica ações para pessoas em situação de rua

Além da ampliação de vagas em centros de acolhida, o Centro Esportivo Raul Tabajara, na Barra Funda, e espaço na sede da Defesa Civil, em Santana, podem servir de local de abrigo para os moradores de rua

A Prefeitura de São Paulo intensificou as ações da Operação “Baixas Temperaturas”, que promove o abrigamento de moradores em situação de rua quando há previsão de temperaturas abaixo de 13ºC. Para quarta-feira, o mínimo previsto é de 6ºC.

A administração oferece 9 mil vagas diariamente, independentemente das condições climáticas. A partir desta noite, outras mil vagas serão disponibilizadas na rede de acolhimento da cidade. Na terça-feira, serão abertas mais duas mil vagas provisórias, totalizando três mil extras.

Estão sendo ampliadas emergencialmente vagas nos 63 centros de acolhida da cidade. Os moradores de rua podem se abrigar, também, em locais como o Centro Esportivo Raul Tabajara, na Barra Funda, e na sede da Defesa Civil, em Santana, que possui espaço para situações de emergência.

Os abrigados receberão alimentação (jantar e café-da-manhã), além de colchões, cobertores, lençóis, travesseiros e kits de higiene pessoal.

Serviço
Qualquer munícipe que encontrar alguém em situação de risco pode acionar as equipes pelo telefone 156 (Central de Atendimento da Prefeitura) ou pela Central 153 da Guarda Civil Metropolitana, que também acionará o sistema de acolhida caso identifique em suas rondas população vulnerável. O Samu-192 também dará apoio aos serviços da Secretaria de Assistência Social, que mobilizou cerca de 400 profissionais para o trabalho de abordagem nas ruas.

Previsão do tempo
De acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE), uma frente fria se mantém praticamente estacionária entre o Paraná e São Paulo. O sistema deixa o tempo instável e chuvoso. O ar polar vai acentuar o frio ao longo desta semana em todo o Estado.

A terça-feira (22) ainda será marcada por muitas nuvens e períodos de chuva entre o amanhecer e o fim da tarde. As temperaturas irão oscilar entre mínimas de 8ºC, que deverá ser registrada no período da noite. A máxima não deve superar os 16ºC. A sensação térmica será de frio ao longo do dia. A umidade ficará elevada ao longo de todo o período e as menores taxas em torno dos 80%.

A quarta-feira (24) irá começar com poucas nuvens e termômetros por volta dos 6ºC entre o fim da madrugada e as primeiras horas da manhã. Nos bairros mais extremos há grande probabilidade desse valor ser bem menor em pelo menos 3ºC. A sensação de frio será acentuada em decorrência do vento. A temperatura máxima prevista é de 14ºC.

Os prognósticos mais recentes continuam indicando que a semana será marcada por baixa amplitude térmica. A sensação será de frio ao longo dos dias. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/comunicacao/noticias/?p=152723