Bairro do Limão faz 94 anos

Confira programação de eventos

Os cerca de 80 mil habitantes do Limão comemoram, no próximo dia 01 de outubro, o aniversário de 94 anos do bairro. A programação dos festejos oficiais inclui atividades variadas que engloba Festa das Crianças e Nossa Sra. Aparecida, Exposição de Antiguidades e Food e Drinks Truck. O Limão é um distrito de São Paulo situado na zona norte do município, pertencente à subprefeitura da Casa Verde/Cachoeirinha.

Em meados do século XIX, a região que compreende o bairro do Limão e adjacências não passava de um vasto terreno ocupado por sítio e chácaras. Esta região começou a ser habitada pelos antigos colonos da Freguesia do Ó. Nessa época, contam que foi encontrado um pé de limão bravo bem na divisa dos dois bairros, daí o nome de Bairro do Limão.
Antes de ser loteado já existiam alguns sítios no local, mas foi somente em 1921 que a empresa imobiliária Matteo Bei o loteou. Na década de 1930, entretanto, é que se intensificou a instalação das primeiras famílias no bairro, dentre elas: Coronel Tristão, Siqueira, Penteado, Pedroso, depois vieram às famílias Primon, Gios, Cavallini, de Morais, Mendes de Oliveira,Figueiredo, Apolinário, Nocchieri (Coriolano) e Cápua, esta a mais rica do bairro.
.
O bairro do Limão conta com aproximadamente 6,39 quilômetros quadrados e abrange várias vilas como: Espanhola ,Barbosa, Carbone, Cristo Rei, Diva, Espanhola, Itapeva, Prado, Santa Cândida, Santa Maria e Siqueira; Bairro do Limão; Sítio do Morro; Jardins Pereira Leite, das Graças, Primavera e Parque São Luís. A mais antiga é a Vila Santa Maria de 1930. As demais vilas surgiram nas décadas de 1950 e 1960.
A Região possui grande atividade industrial e passou a ser muito valorizada após a construção de empresas de comunicação, hipermercados, além de comércios que abastecem os moradores.
As principais vias são: Av. Celestino Bourroul, Av. Deputado Emílio Carlos, Av. Antônio Munhoz Bonilha, Rua Carolina Soares, Rua Roque de Moraes e Av. Clávasio Alves da Silva que facilitam o acesso aos bairros vizinhos como: Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia e Freguesia do Ó.

É no Bairro do Limão onde estão localizadas duas das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo, Mocidade Alegre e a Unidos do Parque Peruche. É na região também que se encontra o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), pólo de divulgação e preservação da cultura nordestina.

Pela lei 8.092, de 28 de fevereiro de 1964 o Limão passou a ser o 44º subdistrito do município de São Paulo, mas foi instalado somente em 17 de janeiro de 1965.

O aniversário do bairro do Limão já foi comemorado em 13 de novembro, porém, atualmente comemora-se em 1º de outubro.

PROGRAMAÇÃO - ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DO LIMÃO


CAMINHADA 11h (concentração na frente da Escola Aroldo de Azevedo) pelo aniversário, pela paz, saúde, educação e segurança no Bairro do Limão e na Cidade de SP com Faixas das entidades locais. Percurso: Rua Francisco Augusto Lopes, Travessa da Fama, Rua Maria Elisa Siqueira, Rua Padre Moura, Av. Dep. Emilio Carlos, Rua Carolina Soares
Destino: Praça Antônio Franco Velasco – Pça Cannaã - Dia 01 de outubro

ATO CÍVICO - Hasteamento das Bandeiras 12h - Dia 01 de outubro

Ação da Sabesp e UBSs com Pintura de Rosto e distribuição de Material informativo
das 10h até às 14h - Dia 01 de outubro

Sessão Solene da Câmara Municipal

Dia 5 de Outubro “Segunda Feira” – 19h30

Colégio Silvio Gonzáles – Avenida Deputado Emílio Carlos, 622


Festa das Crianças e Nossa Sra. Aparecida
Dia 12 de outubro
“Segunda Feira” – início às 10h
Campo do Vila Prado – alt. Do nº 200 da Rua Maria Elisa Siqueira

Exposição de Antiguidades, Veículos Antigos, Pátio Gatronômico com Food e Drink Truck
Dia 17 de outubro
– Sábado – início às 10h
Rua Manuel Pinto de Carvalho – Jd. Das Graças

Feira de Saúde e Beleza “Atendimentos Gratuitos’
Teste de glicemia, Pressão arterial, Cortes de cabelo e outros.
Dia 24 de outubro
“Sábado” das 10h às 16h
Igreja Batista do Limão – Rua Roque de Morais, 98