Vila Nova Cachoeirinha completa 82 anos

A Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha parabeniza a todos moradores do bairro

No dia cinco de agosto o bairro da Vila Nova Cachoeirinha completará 82 anos de existência. O seu nome teve origem de uma cachoeira da região que foi soterrada para dar lugar à Avenida Inajar de Souza.
Antigamente a região era repleta de fontes naturais. No Largo do Japonês, existia um riacho e no local onde é o Hospital e Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha havia lagos e cachoeiras que serviam como área de lazer e de piquenique para os moradores.
Os primeiros moradores do bairro foram os membros da colônia japonesa que trabalhavam nas chácaras de plantio de batatas e hortaliças.
Por volta de 1944 nasceu no Largo do Japonês a primeira casa comercial do bairro, pertencente a uma família de imigrantes de origem nipônica. Próximo ao Largo do Japonês, o bairro viu surgir também às primeiras lojas de grandes magazines. Na mesma região estão presentes ainda, lojas de móveis e roupas, lanchonetes, além de um hipermercado e um Shopping Center. Acompanhando toda movimentação do comércio local, o bairro possui cerca de dez agências bancárias.
Na saúde pública, a região é atendida pelo Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha e pelo Hospital Municipal Maternidade Escola, fundado em 1972 que é considerado referência nacional no atendimento à Saúde da Mulher, da Gestante e do Recém Nascido de Alto Risco.
Devido a essas facilidades em comércios e serviços, o bairro tem atraído também vários empreendimentos imobiliários nos últimos anos, o que tem contribuído para a verticalização da região. Hoje sua população gira em torno de 143.523 mil habitantes em uma área de 13,30 mil metros quadrados.
O bairro conta também com o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, localizado na Avenida Deputado Emílio Carlos, inaugurado em 27 de março de 2006 e o Terminal de Ônibus Vila Nova Cachoeirinha que conta com 22 linhas que interligam o Bairro a outras regiões da Zona Norte, ao Centro de São Paulo e à Zona Oeste.
A fundação do bairro foi oficializada pela Câmara Municipal de São Paulo em 05 de agosto de 1933.
A Subprefeitura Casa Verde/ Cachoeirinha parabeniza todos os moradores pelos 82º aniversário do bairro e deseja que a população contribua para a melhoria da qualidade de vida no bairro, lembrando que estamos de portas abertas para atender e defender todos os direitos da comunidade.

Segue abaixo a programação de comemoração:

03 de agosto:
Sessão Solene
Horário: 19h30
Local: Associação Nipo Brasileira
Endereço: Av. General Penha Brasil, 226

08 de agosto:
Hasteamento das bandeiras
Local: Largo do Japonês