Literatura e saraus da periferia terão programação intensificada na Virada Cultural 2015

Prefeito participou da terceira roda de conversa de alunos da rede municipal com o escritor Milton Hatoum. Atividade faz parte do ciclo literário do Circuito SP de Cultura

A literatura terá sua programação intensificada na edição deste ano da Virada Cultural, que acontecerá entre às 18 horas do dia 20 de junho até às 18 horas de 21 de junho, em especial, com maior protagonismo para os saraus da periferia paulistana. Os poetas e escritores dos bairros mais carentes terão não só mais espaços para se apresentarem, mas também serão trazidos para apresentações na região central, não se restringindo a atividades locais. Autores importantes e grandes obras também terão destaque dentro da programação.

O anúncio foi feito secretário municipal da Cultural que participou nesta quinta-feira (16), junto com o prefeito, da terceira roda de conversa de alunos da rede municipal com o escritor Milton Hatoum, no Centro Cultural da Juventude (CCJ), na zona norte. A atividade faz parte do ciclo literário do Circuito São Paulo de Cultura, que levará até julho, mais de 500 atrações para 40 pontos diferentes da cidade.

“Com a ênfase que terá a literatura, será a primeira vez. Isso é importante para que as pessoas com as mais diferentes preferências de linguagem artísticas participem da Virada e também, dará visibilidade para aquilo que já é feito, como os saraus da periferia, que vão estar no centro. Isso garante um espaço de experiência e trocas entre regiões”, afirmou o secretário.

Ainda não está definido será haverá palcos ou locais específicos ou se as intervenções literárias acontecerão durante grandes shows musicais e espetáculos de outras linguagens. Mas, para o prefeito, a ampliação do acesso à cultura, tanto com a Virada quanto o Circuito São Paulo de Cultura, é significativa. “A ideia da cultura é esse de fugir do quadradinho da educação formal em um sentido estrito e ampliar os horizontes das pessoas. Educação é algo muito mais amplo que aquela disciplina que se aprende na escola. Aqui também é escola e também é aprendizado”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário, a ideia é também ter a formação de saraus nas bibliotecas municipais. “Apesar das dificuldades orçamentárias, vamos garantir a condição de nas bibliotecas municipais ter o desenvolvimento de saraus, que é uma atividade de literatura produzida pelos autores e poetas que estão em várias periferias da nossa cidade e hoje, tem repercussão internacional”, afirmou.

Dentro do ciclo literário do Circuito São Paulo de Cultura, Hatoum já participou de atividades no Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes, na zona leste, e também no Campo Limpo, na zona sul. O escritor amazonense e professor é autor de livros como “Relato de um certo oriente”, “Dois irmãos” e “Cinzas do Norte”.

Nos encontros, ele faz a leitura e discute os textos que compõem a publicação “Sete crônicas”, formada por relatos de Hatoum cedidos para a Secretaria Municipal de Cultura. A publicação está sendo distribuída em equipamentos culturais e eventos do circuito. “São textos sobre fatos que aconteceram comigo, alguns engraçados, como quando recebi o Prêmio Baiacu por um trabalho, que rendeu o texto Meu Gato e os Búlgaros”, disse Hatoum.

“Indico aos jovens guardarem o nome do Milton e guardarem na memória essa conversa com ele. Alguns vão perceber imediatamente essa experiência e outros vão perceber só daqui algum tempo. Alguns, já na fase adulta, vão ter contato com a literatura, obras do Milton Hatoum e dizer que já tiveram a oportunidade de conversar com esse escritor”, afirmou o prefeito.

Também participou da roda de conversa o secretário municipal de Direitos Humanos,  o adjunto da pasta, e o subprefeito da Casa Verde.