102º Aniversário da Casa Verde

A comemoração se estenderá e se espalhará por todo o bairro

No próximo dia 21 de maio, o bairro de Casa Verde completará 102 anos e em comemoração, a subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha, em conjunto com as comunidades locais realizará diversos eventos por todo mês de maio a partir do dia 10. Serão atrações gratuitas de música, cultura e entretenimento para toda a família.

 

Um dos destaques da programação é o festival Festival Nikkey Matsuri que ocorrerá nos dias 23 e 24. Em sua 10ª edição, o evento traz shows, teatro, danças folclóricas, taikô (tambores japoneses) e grandes intérpretes da comunidade como Joe Hirata, Karen Ito e Ryu Jackson, o astro mirim da Discovery Kids.

 

Haverá também exposições, workshops e ícones da cultura japonesa como origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral) e shodô (caligrafia japonesa). O tema do evento é respeito, que se pronuncia “sonkei” em japonês.

 

Além disso, estão previstos ainda desfile e a realização do IV Concurso Miss Nikkey Matsuri, com a participação de dezenas de candidatas. O festival também irá contar com uma grande praça de alimentação onde o público poderá saborear quitutes e iguarias da culinária japonesa, tais como, yakissoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá e guioza, além de sanduíches especiais, doces e sorvetes típicos.

 

Neste ano terá novamente um estande da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP) onde especialistas darão dicas de plantio e manuseio dessas plantas.

 

A festa se espalhará por todo bairro com eventos recreativos, culturais e gastronômicas em praças púbicas, ruas, escolas municipais, campo de futebol e entidades.

 

A sessão solene em comemoração ao aniversário do bairro será realizada na Sociedade Amigos de Casa Verde no dia 15 de maio.

 

Então você morador do bairro aproveite esta data especial e venha comemorar junto com a gente mais este momento histórico da nossa região.

 

Maiores informações sobre as festividades entre em contato com a subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha, Rua Ordem e Progresso, 1.001 ou pelo telefone: 2813-3252 ou através do e-mail: marcionila@prefeitura.sp.gov.br.

 

 

 

 

HISTÓRICO DO BAIRRO

A origem do bairro de Casa Verde deu-se em 21 de maio de 1913 com venda do primeiro lote pelos irmãos Rudge. Na época o bairro chegou a ser batizado como Vila Tietê, mas popularmente continuou a ser chamado de Casa Verde.

O velho sítio da Casa Verde, que já fora propriedade do aclamado "rei" Amador Bueno (em 1641 pelos espanhóis residentes em São Paulo) e que posteriormente passa ser de propriedade do militar José Arouche de Toledo Rendon, descendente de Amador Bueno. Foi nessa época que a região ficou conhecida popularmente como "sítio das moças da casa verde" e sítio da casa verde. Tais moças, filhas de Rendon eram assim conhecidas, uma vez que a casa onde viviam era pintada da cor verde.

Em 1842 João Maxweel Rudge torna-se proprietário da área da margem direita do Tietê; seus herdeiros em 1913 lotearam a área onde pretendiam criar o bairro como "Vila Tietê", mas o nome, no entanto, não resiste à força popular das histórias do sítio das moças da Casa Verde.

O bairro foi se desenvolvendo lentamente, mas foi acelerando na medida em a região recebia benefícios, tais como, a construção de uma ponte de madeira para a travessia do Rio Tietê, implantação da primeira linha de bonde elétrico, construção das igrejas São João Evangelista e Nossa Senhora das Dores, além da chegada da rede elétrica no bairro.

Conhecido como terra de sambista e famoso por ser o bairro das escolas de samba, como a Império de Casa Verde e Morro da Casa Verde.

Em virtude do Aeroporto Campo de Marte no bairro de Santana até os anos 80 eram poucos os prédios existentes no bairro. Após uma revisão do comando da Aeronáutica houve uma liberação de uma parte da faixa proibida e a Casa Verde começa a se verticalizar.

Com o passar dos tempos o grande sítio acabou se tornando um aglomerado de pequenos bairros, todos com a mesma origem e história e quase com o mesmo nome, Casa Verde Alta, Casa Verde Média e Casa Verde Baixa.

Confira a programação dos eventos completa:

 

10/05

Horário: das 11h às 18h

Atrações: Brinquedos infláveis, sorteios, música, pipoca, cachorro‐quente, batata frita, algodão‐doce, recreação e pintura facial.

Local: Rua José Amato, 39 - Comunidade Samaritá (Cingapura)

 

15/05

Horário: 19h30 às 22h

Atração: Sessão solene em comemoração aos 102 anos de Casa Verde.

Local: Rua Doutor César Castiglioni Junior, 577 - Sociedade Amigos de Casa Verde

 

17/05

Horário: 11h às 18h

Atrações: Brinquedos infláveis, sorteios, música, pipoca, algodão‐doce, recreação, pintura facial e teatro.

Local: Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 3.287 - Praça do Milhão

 

23/05

Horário: 10h às 16h30

Atrações: Brinquedos infláveis, música, pipoca, algodão doce, recreação, pintura facial e teatro.

Local: Rua Armando Coelho Silva, 659 - Escola Garcia D´Avila

 

 

24/05

Horário: 10h às 16h30

Atrações: Brinquedos infláveis, sorteios, música, pipoca, algodão‐doce, recreação,pintura facial e teatro.

Local: ‐ Praça Santíssima Trindade

 

23/05 e 24/05

Horário: 10h às 20h

Atração: Festival Japonês Nikkey Matsuri.

Local: Rua Samaritá, 230(Espaço Pro Magno)

 

 

30/05

Horário: das 11h às 21h

Atrações: Brinquedos infláveis, música, pipoca, algodão‐doce, recreação, pintura facial, teatro e ainda Food Truck (alimentação). Também haverá sorteio.

Local: Praça Centenário

 

 

30/05 e 31/05

Horário: 8h às 17h

Atrações: Festival de Futebol.

Local: Campo do Baruel

 

 

31/05

Horário: 11h às 20h30

Atração: Pátio Gastronômico. Presença de Food Truck (alimentação)

Local: Avenida Prof. Ida Kolb, 513 (Manchete)