ANIVERSÁRIO 9 ANOS CCJ – CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

Em 27 de março de 2006 o bairro da Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte) recebeu o equipamento que visou, desde o inicio, fortalecer as atividades culturais da região

Voltado aos jovens de todas as idades, o CCJ – Centro Cultural da Juventude, como ficou conhecido, sempre foi e é palco e referência de muitos eventos, tanto de grande quanto de pequeno porte, Além de oficinas, debates, peças de teatro e shows que são desde, a abertura do espaço muito, recorrentes e importantes.

Há programações que já se tornaram integrantes da rotina da comunidade, como por exemplo, o CCJ Visita, que existe desde 2008 e trata-se de visitas monitoradas a equipamentos culturais e históricos da cidade de São Paulo e do Estado de São Paulo. Há também o Terça Afro, criado em julho de 2012, que consiste em uma bate-papo semanal que busca um mergulho nas tradições culturais afro-brasileiras. Há também eventos anuais, como por exemplo, A Feira do Livro que conta com títulos de grandes editoras com 50 % de desconto e terá sua III edição nos dia 24, 25 e 26 de abril (www.facebook.com/events/842764919130779). A Feira do Livro do CCJ já recebeu mais de 50 editoras com suas publicações para diversas áreas de interesse e voltadas para todos os públicos.

 

Ao longo do tempo o CCJ vem se fortificando e ampliando para que possa acomodar as mais diversas linguagens artísticas e identidades culturais em nossa cidade.

Esses 9 anos de existência simbolizam muita transformação e avanços, e essa data não poderia passar em branco: uma série de atividades foram programadas e acontecerão ao longo do mês de março. Em destaque encontra-se o Rolezinho de Aniversario do CCJ, que pelo fato de acontecer em março - o mês da mulher - contará com uma edição especial composta apenas de atrações femininas. A programação do mês se encerrará com o Mc Rael apresentando o seu terceiro disco “Diversoficando”.

O Centro Cultural da Juventude aguarda todo mundo para essa grande festa.

Segue abaixo a listagem da programação desse mês que, em especial, entrará para a história do CCJ.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ANIVERSARIO DE 9 ANOS DO CCJ:

 

OCUPAÇÃO SEMENTE DA SORTE

“Semente da Sorte”, idealizado pela Cia da Sorte, viajou por 11 estados do Brasil, durante o ano de 2014.

A Cia realiza atividades em quatro vertentes, cada uma simbolizada por uma pétala. Estas pétalas se resumem em: circulação de espetáculos e números circenses dos mais variados, intervenções urbanas, oficinas com foco na prática circense e ambiental e exibição de cinema na praça.

 

BATE PAPO PALESTRA

Nesta palestra trazemos a experiência da Cia da Sorte para compartilhar com os participantes, com o objetivo de incentivar e contribuir com ferramentas para a realização de projetos. Serão abordados temas que envolvem todo o processo de concretização do projeto, como sonhar, planejar, viabilizar, produzir, divulgar, executar e concluir. Desta maneira, poderemos fazer trocas de experiências com os participantes.

Dia 26/03, quinta, 16h. Espaço Sarau.

 

INTERVENÇÕES | DOE A UM DESCONHECIDO

Os Palhaços Trevolino e Lelê propõe uma doação de flores entre desconhecidos, tentando quebrar a rotina das pessoas no dia a dia e fazer com que interajam através da poética flor, sensibilizando assim, para propagação da gentileza e do amor através de pequenos atos.

Dia 26/03, quinta, 11h. Terminal Vila Nova Cachoeirinha.

Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não precisa retirar ingresso.

 

OFICINA DE MALABARES

Oficina é permeada por jogos lúdicos e muita diversão! É a oportunidade da criança exercitar a sua criatividade e autonomia, fabricando o seu próprio brinquedo e também a trabalhar questões de coordenação e concentração.

Dia 27/03, sábado, 10h. Área de Convivência.

Não recomendado para menores de 10 anos. 180 minutos. 20 vagas por turma. Não é necessário efetuar inscrição.

 

OFICINA CULTIVANDO UM OLHAR SUSTENTÁVEL

Esta oficina pretende trabalhar o tema da sustentabilidade de uma forma leve e prática. Iniciamos com a sensibilização para o tema através de exibição de vídeos e bate papo com os participantes. A 2ª etapa conta com aplicação prática e construção em grupo de horta vertical. Durante a oficina são feitos jogos cooperativos e danças circulares para integração do grupo.

Dia 27/03, sábado, 10h. Área de Convivência.

Não recomendado para menores de 12 anos. 180 minutos. 20 vagas por turma. Não é necessário efetuar inscrição.

 

CINE CONSCIENTE

O Cine Consciente é a exibição de filmes que abordam temas relevantes para a construção de uma nova consciência, sob valores da cooperação, cultura de paz, valorização cultural, responsabilidade socioambiental, entre outros valores.

Ao final de cada sessão pode ser proposto um debate dos temas levantados nos filmes. Também é aberto espaço exibições de produções locais.

Dia 27/03, sexta, 14h. Arena.

Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

 

APRESENTAÇÃO | SEGURA MAMÃE

Espetáculo interativo onde Dona Lelê, a dona do circo, tenta por o Palhaço Trevolino pra trabalhar, mas o que acontece é muita trapalhada. Um espetáculo que mescla a palhaçaria às técnicas de equilibrismo, malabarismo e mágica, sempre com a participação da plateia.

Nesta oficina, as crianças aprendem a construir o seu próprio malabares utilizando materiais alternativos. Depois, são ensinadas técnicas de malabarismo para iniciantes.

Dia 28/03, sábado, 15h, Largo do Japonês.

Dia 29/03, domingo, 15h. CEU Jaçanã.

Livre para todos os públicos. 40 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

 

MÚSICA

ROLEZINHO DE ANIVERSÁRIO DO CCJ

No dia de Aniversário do CCJ, vamos ter uma edição especial do Rolezinho com atrações femininas, afinal março é o mês da mulher.

Dia 27/03, sexta, das 14h às 17h. Arena.

Não recomendado para menores de 12 anos. Necessário apresentar RG. Não é permitido entrar com bebidas alcoólicas e narguilés.

 

DANÇA

RACHA NA ARENA

Criado em 2008 o Racha na Arena é uma das maiores competições de Breaking do Brasil, sempre muito bem recebido por diversos elementos da cultura Hip-Hop. Em sua oitava edição, o Racha na Arena contará com competições individuais e em grupo, cyphers (rodas de breaking) e as tradicionais batalhas show, além da presença de Jurados e Djs estrangeiros.

Programação integrante do aniversário de 9 anos do CCJ.

Dias 28 e 29/03, sábado, das 11h às 20h e domingo, das 11h às 18h. Arena.

Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

Confirme presença no evento do Facebook: www.facebook.com/events/915226638489918

 

TEATRO

LA MALDICION

O espetáculo de rua conta a trajetória de uma ingênua jovem que vive em um castelo, sob o rígido controle do conde e da governanta, personagens que guardam um segredo que pode mudar a vida da garota. O texto parodia o melodrama, gênero que teve seu auge no século dezenove, após a Revolução Francesa, mostra situações que vão do drama ao patético, fazendo a plateia ficar em dúvida se, afinal de contas, aquilo que está em curso é uma tragédia ou uma comédia.

Prêmios de melhor Figurino e Maquiagem.

Texto de Caio Fernando Abreu e Luiz Arthur Nunes.

Direção Victor Fernando Narezi.

Dia 28 e 29/03, sábado, 19h, domingo, 17h. Praça em frente ao CCJ.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

 

DAÚDE

Daúde nasceu no Candeal, Salvador, e mudou para o Rio de Janeiro, onde vive desde os 11 anos de idade. Estudou canto, formou-se em Letras e é pós-graduada em História Africana.

Começou sua carreira musical cantando em peças teatrais e casas noturnas, quando apareceu o convite para gravar seu primeiro CD, “Daúde”, em 1995, com o qual conquistou a crítica especializada, ganhando os prêmios Sharp de Música, APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo) e dos leitores do Jornal do Brasil.

Dois anos mais tarde, lançou “Daúde #2”. Em 1999, lançou “Simbora”, um CD de remix onde a artista reuniu músicas de seus primeiros álbuns. A sonoridade deste álbum funde definitivamente a música de Daúde à MPB e aos recursos usados na música eletrônica, afirmando a importância de produtores musicais e DJs como artistas criativos e necessários nesta atual cena musical.

Seu último álbum, “Neguinha te Amo” (2003), homenageou as mulheres e colaborou para que o público internacional tivesse outra visão da música brasileira, transcendendo clichês estabelecidos ou estereótipos tropicais.

Programação integrante do aniversário de 9 anos do CCJ.

Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.

Dia 28/03, sábado, 20h. Praça em frente ao CCJ.

Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

 

RAEL APRESENTA DIVERSOFICANDO

Rael iniciou sua carreira no rap fazendo parte do grupo Pentágono. Em 2011, participou do disco de Emicida. Em 2013, retira o codinome “Da Rima”, mantendo apenas Rael, lançou em março desse mesmo ano, “Ainda bem que eu segui as batidas do meu coração”, disco com produção da dupla Estadunidense Beatnick & K-Salaam.

Em novembro de 2014, em ação inédita no Brasil, o artista colocou literalmente nas ruas seu novo EP, “Diversoficando”. Antes de ser lançado na internet, o trabalho foi disponibilizado em muros espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro. Quem passava na rua só precisava plugar o próprio fone para ouvir.

A base do repertório será, é claro, o novo trabalho: “Ser Feliz”, “Pré-Conceito”, “Hoje É Dia de Ver” e, é claro, “Envolvidão”, música de trabalho que caminha rumo ao topo das paradas em rádios e na internet.

A banda é formada pelos músicos: DJ Soares, Felipe da Costa (bateria), Rafael da Costa (baixo), Bruno Dupré (guitarra) e Bruno Marcucci (teclado).

Programação integrante do aniversário de 9 anos do CCJ.

Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.

Dia 29/03, domingo, 18h. Praça em frente ao CCJ.

Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

Confirme presença no evento do Facebook: www.facebook.com/events/962029860498034