Adoção de áreas verdes na cidade

Termos de cooperação permitem que cidadãos e empresas cuidem de praças ou canteiros da cidade

 Em São Paulo, aproximadamente 450 áreas verdes, como praças, canteiros centrais e alças de acessos às marginais Tietê e Pinheiros estão adotados, dentro do Termo de Cooperação. A adoção de uma praça pode ser feita a partir de uma proposta de manutenção que deve ser entregue na Subprefeitura da região do terreno escolhido.

No mês de maio, mais de 20 espaços foram adotados pela iniciativa privada. Para o secretário de Coordenação das Subprefeituras, a participação da sociedade é primordial à administração pública. O olhar do cidadão dá mais clareza aos cuidados necessários para mantermos a qualidade de vida na cidade.
Somente n
a Subprefeitura do Butantã, 128 áreas verdes estão sendo cuidadas por empresas e cidadãos, gerando uma economia de cerca de R$ 114 mil reais por mês. “Os termos de cooperação são de grande importância para todas as Subprefeituras. Quando um cooperante adota uma praça, um canteiro, uma área verde, nossas equipes ficam liberadas para cuidar de outras áreas”, garantiu o subprefeito da região.

Para fazer a adoção, é necessário que o interessado leve à Subprefeitura responsável os documentos de identificação de pessoa física ou jurídica e comprovante de inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM). Depois de encaminhada a proposta, o contribuinte deve aguardar a publicação da carta de intenção no Diário Oficial, e esperar o resultado da avaliação da Subprefeitura, que deverá dar apoio técnico em todos os momentos da parceria e fiscalizar a execução dos serviços.

A agência de viagens Maringá Turismo adota há 10 anos a praça Dom José Gaspar, pertencente à Subprefeitura Sé e localizada entre a Avenida São Luís e a Rua da Consolação. Além das intervenções permanentes, foram realizados somente esse ano a repintura das grades de passeio e bancos e a renovação de toda vegetação. Segundo o presidente da empresa Dr. Marcos Arbaitman, “o projeto é manter a praça rigorosamente limpa, em ordem, as plantas protegidas e o local aprazível para a população que a freqüenta”.

Os termos de cooperação para adoção de áreas verdes têm de 12 a 36 meses de duração, podendo ser prorrogado. Pelo acordo, fica sob responsabilidade do administrador a manutenção total do espaço. Em troca, é permitido que a área verde receba uma placa ou mais – dependendo do tamanho da praça – com o nome da empresa que adotou o local. No caso de descumprimento do termo de cooperação, o cooperante pode ter o termo cancelado.