Bairro do Limão comemora 93 anos em grande estilo

Diversos shows musicais, esportes, feiras culturais e de saúde animam a festa de aniversário do Bairro do Limão

Os cerca de 80 mil habitantes do Limão comemoram no próximo dia 01 de outubro o aniversário de 93 anos do bairro. E a programação dos festejos oficiais promete ser bem animada, o que inclui atividades variadas que englobam feira cultural, muita música, artes visuais, práticas esportivas, entre outras.

Mais sobre o Bairro do Limão

Para quem não sabe, o Limão é um distrito de São Paulo situado na zona norte do município, pertencente à subprefeitura da Casa Verde/Cachoeirinha.

Sua história se inicia em meados do século XIX, onde a região que compreende o bairro do Limão e adjacências não passava de um vasto terreno ocupado por alguns sítios e chácaras. Esta região começou a ser habitada pelos antigos colonos da Freguesia do Ó. Nessa época, seus antigos moradores contam que foi encontrado um pé de limão bravo bem na divisa dos dois bairros, daí o nome de Bairro do Limão.

Antes de ser loteado já existiam alguns sítios no local, mas foi somente em 1921 que a empresa imobiliária Matteo Bei o loteou. Na década de 1930, entretanto, é que se intensificou a instalação das primeiras famílias no bairro, dentre elas: Coronel Tristão, Siqueira, Penteado, Pedroso, depois vieram às famílias Primón, Giós, Cavallini, de Morais, Mendes de Oliveira, Figueiredo, Apolinário, Nocchieri (Coriolano) e Cápua, esta última considerada a família mais rica do bairro.

Atualmente, o bairro do Limão conta com aproximadamente 6,39 quilômetros quadrados e abrange várias vilas como: Espanhola, Barbosa, Carbone, Cristo Rei, Diva, Itapeva, Prado, Santa Cândida, Santa Maria e Siqueira; Bairro do Limão; Sítio do Morro; Jardins Pereira Leite, das Graças, Primavera e Parque São Luís. A mais antiga é a Vila Santa Maria de 1930. As demais vilas surgiram nas décadas de 1950 e 1960.

A Região possui grande atividade industrial e passou a ser muito valorizada após a construção de empresas de comunicação, hipermercados, além de comércios que abastecem os diversos moradores.

As principais vias que abrangem a região são: Av. Celestino Bourroul, Av. Deputado Emílio Carlos, Av. Antônio Munhoz Bonilha, Rua Carolina Soares, Rua Roque de Moraes e Av. Clávasio Alves da Silva que facilitam o acesso aos bairros vizinhos como: Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia e Freguesia do Ó.

E é no Bairro do Limão onde estão localizadas duas das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo, sendo elas: Mocidade Alegre e a Unidos do Parque Peruche. É na região também que se encontra o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), pólo de divulgação e preservação da cultura nordestina na cidade de São Paulo.

Vale lembrar que pela lei 8.092, de 28 de fevereiro de 1964 o Limão passou a ser considerado o 44º subdistrito do município de São Paulo, sendo instalado somente em 17 de janeiro de 1965.

Anos atrás, o aniversário do bairro do Limão era comemorado em 13 de novembro, porém, atualmente, comemora-se em 1º de outubro.


Segue abaixo a programação completa da festa de aniversário do bairro do Limão

20/09: 10h às 17h – Mixcultural – Colégio Padre Moye – Av. Deputado Emílio Carlos, 318

28/09: 14h às 22h – Show Musical – Transcontinental – (Antiga Praça Zero)

29/09: 19h30 – Sessão Solene – Colégio Padre Moye – Av. Deputado Emílio Carlos, 318

01/10: 12h00 – Hasteamento da Bandeira – Praça Canaã

11/10: 08h – Festival de Futebol - CAMPO DE FUTEBOL VILA PRADO – PRAÇA MENINO JESUS

12/10 10h às 22h – Festa da Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças – Praça Menino Jesus – Vila Prado