Cem unidades habitacionais são entregues na zona norte da cidade

Residencial Bela Morada conta com cinco blocos de 20 apartamentos cada. Iniciado em junho de 2013, conjunto habitacional é parceria entre Prefeitura e governo do estado

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o governo do estado, entregou nesta sexta-feira (5) cem unidades habitacionais na Freguesia do Ó, na zona norte. O Residencial Bela Morada tem cinco blocos com 20 apartamentos cada, além de estacionamento e área de lazer. Cada unidade tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 48 m² de área. O conjunto habitacional atende à antiga reivindicação dos moradores do Jardim das Graças, que desde 1988 lutavam pela casa própria.


"Soube que tem gente aqui que está há mais de 15 anos aguardando por esse dia, que só foi possível porque nós temos uma equipe séria e comprometida trabalhando na Prefeitura, no governo do estado, na Cohab e na CDHU. [Equipe] Que transformou esse sonho, que parecia não chegar, em realidade, em poucos meses de obra", disse o prefeito, durante a cerimônia de entrega das primeiras chaves do conjunto habitacional.


A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), e o governo do estado, via Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). As obras, iniciadas em junho de 2013, foram executadas pela administração municipal até julho deste ano, com recursos da CDHU. No total, foram investidos R$ 7,8 milhões.


"Estou muito satisfeito por começar e entregar uma obra na nossa gestão. É um empreendimento muito bonito que contempla uma história de anos que a comunidade tem", afirmou o secretário municipal de Habitação.


O secretário de Estado da Habitação, destacou que as parcerias entre os diferentes entes da federação são fundamentais para o alcance de bons resultados. "Estamos conseguindo avançar na Habitação no município de São Paulo. Sozinho não dá mais para fazer. Os custos são muito altos e os desafios são muito grandes", afirmou. O terreno do conjunto pertencia à Cohab, que na década de 90 firmou um convênio com a Associação de Mutirantes Jardim das Graças para a construção de habitações de interesse social por meio do antigo Programa de Mutirões. Como o convênio não foi executado ao longo dos anos, Sehab, Cohab e CDHU firmaram uma nova parceria, que permitiu o repasse dos recursos à secretaria para a construção do conjunto habitacional.


Para a família do porteiro Luis Gomes, 51, esta sexta-feira foi um dia histórico e bastante esperado. "É como se nós ganhássemos na loteria. Estou casado há 23 anos e só agora vou deixar de pagar aluguel. Não há nada como ter a casa própria", disse. "Não ter que se preocupar em mudar de casa a cada um ou dois anos, quando vencem os contratos, é a melhor coisa. Estamos muito ansiosos para mudar para cá", disse sua mulher Irandi Duarte, 46.

 

As famílias assinaram contrato definitivo com a CDHU em agosto de 2014. A vistoria técnica dos apartamentos com a presença dos futuros moradores será iniciado a partir da próxima semana, quando devem ocorrer também as primeiras mudanças para os apartamentos. Pelas unidades, as famílias pagarão um valor subsidiado pela CDHU que depende do valor da renda familiar. Por exemplo, uma família que recebe até três salários mínimos vai pagar R$ 108,60 de mensalidade. O prazo do financiamento é de 25 anos.


A Associação de Mutirantes Jardim das Graças foi fundada em 1988 por Benedito da Conceição, conhecido como Seu Menino, que morreu em 2007. Sua filha Claudete Souza da Conceição, deu continuidade ao trabalho, encerrado com a entrega do conjunto.


Meta

A Secretaria Municipal de Habitação trabalha para cumprir o Programa de Metas da atual gestão, que prevê a entrega de 55 mil unidades de habitação de interesse social até 2016. Desde janeiro de 2013, a pasta conseguiu viabilizar terrenos para a construção de 93 mil unidades.


De todo o montante, 2,6 mil unidades foram concluídas e entregues, 13 mil estão em obras, 58 mil contratadas ou prestes a serem iniciadas e 20 mil em fase de aprovação ou elaboração de projeto. O andamento das obras de Habitação pode ser acompanhado pelos munícipes por meio do portal da habitação. .


A Secretaria Municipal de Habitação viabilizará na zona norte da capital mais 13 mil moradias, distribuídas entre as subprefeituras da Freguesia do Ó, Casa Verde/Cachoeirinha, Vila Maria/Vila Guilherme, Pirituba, Jaçanã, Perus e Santana/Tucuruvi.


Além da produção das novas unidades habitacionais, a Sehab beneficiará mais 11.300 famílias com o Programa de Regularização e outras 17 mil com o Programa de Urbanização de Favelas. Ao todo, 41.300 famílias serão contempladas com ações da secretaria na região.