Semana da Mobilidade é a atração principal neste mês de setembro na região da Casa Verde

Entre os dias 18 e 21 deste mês acontecerá diversas atividades para a população tomar ciência da importância da utilização de transportes públicos e bicicletas

Todo mundo sabe que a cidade de São Paulo é conhecida mundialmente pelo excesso de veículos que circulam por ruas e avenidas, dessa que é a maior metrópole do país. E foi pensando nisso que se criou a Semana da Mobilidade com o intuito principal de incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa e utilizarem mais o transporte público ou bicicletas.

Dessa forma, a Subprefeitura da Casa Verde/Cachoeirinha em parceria com o Centro Cultural da Juventude, Ciclocidade, CET e Polícia Militar trarão para a zona norte de São Paulo diversas atividades para conscientizar ainda mais aqueles que não costumam utilizar com freqüência o transporte público. Assim, entre os dias 18 e 21 de setembro ocorrerá café da manhã para os ciclistas, debate com a comunidade sobre o tema e um passeio ciclístico pela região da Vila Nova Cachoeirinha.

Segue abaixo a programação completa da semana de 18 a 21 de Setembro

Café da manhã para os ciclistas – 18 de setembro (quinta-feira) – 07h
Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, a Ciclocidade promove um café da manhã aos ciclistas que passarem pela Avenida Inajar de Souza, no inicio da ciclovia, próximo ao Hospital Vila Nova Cachoeirinha. Livre para todos os públicos, não sendo necessária a realização de inscrição prévia.

Vaga Viva – 20 de setembro – (sábado) – 06h às 16h
Local: Avenida Parada Pinto, altura do número 141, Vila Nova Cachoeirinha

Esse é conhecido por ser um movimento internacional criado em 2005, nos Estados Unidos, com a idéia principal de ocupar vagas de estacionamento para os carros questionando a destinação de espaços públicos para este fim. O objetivo é fomentar tanto a vida comunitária dos bairros, que têm poucos espaços de permanência, como também chamar atenção da população para o uso correto do espaço destinado aos automóveis, além de estimular outras formas de locomoção como bicicletas e transporte coletivo.

• Debate – 20 de setembro (sábado) – 14h

Nesse dia será realizada uma discussão sobre o uso de bicicletas e a periferia, com debatedores de diversas regiões periféricas da cidade, com a proposta principal de discutir as diferenças de se pedalar nas regiões fora do centro expandido da cidade, as rotas utilizadas, a relação com a economia local e efeitos na mobilidade urbana. O evento será realizado no Centro Cultural da Juventude, Avenida Deputado Emilio Carlos, 3.641 – Bairro de Vila Nova Cachoeirinha.

Passeio Ciclístico – 21 de setembro (domingo) – Largada às 08h
Pelo segundo ano consecutivo ocorrerá um passeio ciclístico no entorno do Centro Cultural da Juventude e região da Vila Nova Cachoeirinha. Aberto para toda a família, é uma ótima oportunidade de conhecer o bairro de uma nova maneira diferente e de sentir os benefícios de se locomover usando uma bicicleta. O percurso será para iniciantes e o ponto de encontro será no CCJ.