Capela do Socorro reuniu mais de 400 pessoas em etapa preparatória para a Conferência da Cidade

Movimentos de moradia reivindicaram habitação e regularização fundiária

No último sábado (16), cerca de 420 pessoas estiveram reunidas no Centro Educacional Unificado – CEU Vila Rubi para discussão do plano regional que são etapas preparatórias para  a VII Conferência Municipal da Cidade.

Os Planos Regionais das Subprefeituras deverão definir os parâmetros e diretrizes das ações em áreas públicas, detalhando o traçado do Plano Diretor Estratégico no âmbito territorial de cada subprefeitura, para articular as políticas setoriais e complementar as questões urbanístico-ambientais definidas no novo Plano Diretor Estratégico - PDE.
O subprefeito da Capela do Socorro realizou a abertura da atividade, saudando os presentes e relembrando outras audiências que aconteceram na região e culminaram com a aprovação do Plano Diretor Estratégico - PDE, com ampla participação popular. Em seguida, a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano apresentou um perfil da cidade e da região da Capela do Socorro, considerando diversos aspectos que vão desde o tempo em que um morador do Grajaú gasta para se deslocar ao centro da cidade, até questões como zoneamento e áreas de interesse social. 

A partir desse perfil, foram detectados alguns desafios para a região: criação de condiçõese recursos para o desenvolvimento de atividades econômicas geradoras de emprego; atendimento à demanda de moraria, regularização fundiária e recuperação de áreas de vulnerabilidade social e risco ambiental; melhoria das condições de saneamento básico e garantia da conservação da produção de água dos mananciais de abastecimento metropolitano; ampliação da fiscalização socioambiental tendo em vista o desenvolvimento do polo ecoturístico e turismo rural.

O debate teve como foco principal a temática definida nacionalmente: a função social da cidade e da propriedade.
Grande parte da plateia era formada por grupos de movimentos sociais na área da Habitação que reivindicaram da administração pública urgência nas questões habitacionais e na regularização fundiária, especialmente na Capela do Socorro.
Além do debate que também abordou temas como transporte público, falta de unidades básicas de saúde na região, grande demanda por creches e escola, que são considerados os grandes desafios da região, os participantes indicaram os delegados territoriais que representarão a Capela do Socorro na VII Conferência Municipal da Cidade, a ser realizada em junho. Foram eleitos 56 delegados titulares e 56 suplentes.


  Foto: Angela Veloso