Jardim Lucélia recebe mutirão da dengue no encerramento do Prefeitura no Bairro

Ação integrada esteve no bairro por uma semana atendendo as reivindicações dos moradores.


Localizado no distrito do Grajaú, o Jardim Lucélia recebeu de 28 de março à 1º de abril mais uma edição do Programa “Prefeitura no Bairro”.
Como nas edições anteriores, durante uma semana, serviços de zeladoria, como limpeza de bueiros, corte de grama, poda de árvores, operação cata-bagulho, tapa buraco, dentre outros, foram intensificados no bairro.
Diversas secretarias da administração municipal participaram da semana de atendimento com a oferta de serviços e orientações ao cidadão.
No período da ação, a subprefeitura realizou a limpeza de 92 bocas de lobos, reformou 34m de guias e sarjetas, 10m de canaleta, 3 bocas de lobo, atendeu 165m2 de passeio, realizou tapa buraco em 55 pontos e limpeza mecanizada de 200m de córrego.

Saiba como foi a atuação de cada secretaria:
A secretaria da Mulher prestou orientação às mulheres em situação de violência, através do ônibus lilás. A unidade móvel CATe, da secretaria do Trabalho, atendeu 507 pessoas, com emissão de carteira de trabalho, orientação para vaga de emprego, elaboração de currículos, dentre outros.
A secretaria da Educação também esteve presente, através da Diretoria Regional de Ensino realizou cerca de 10 atendimentos com orientações a respeito de vagas em creches e pedidos de transferências entre EMEIs e EMEFs.
A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET implantou sinalização vertical (placas de proibido estacionar, estacionamento a 45 graus etc.) e sinalização horizontal (faixa de pedestre e faixa dupla amarela zebrada) no centro comercial localizado à rua Teresa Faria Isassi. O local também foi contemplado com a implantação de uma rotatória que organizou o fluxo de carros. Além disso, também foram atendidos cerca de 30 moradores com solicitações diversas. Todas as demandas foram encaminhadas aos técnicos da CET para avaliação e elaboração de projetos. A SPTrans também esteve presente e recebeu 12 solicitações a respeito de transferência de ponto de ônibus, reclamações sobre conduta de motoristas e atrasos prolongados nas linhas.
A secretaria da Saúde, através da UBS Jardim Eliane, realizou 60 testes rápidos de HIV, além de palestras sobre dengue, doenças sexualmente transmissíveis - DST, tuberculose, hipertensão, diabetes e distribuição de preservativos masculinos (2880 unidades) e femininos (150 unidades). Aos bebês e crianças do Centro de Promoção Social Bororé foi promovida uma oficina de massagem indiana (shantala).
A Supervisão de Saúde, juntamente com SUVIS, realizou a desratização e controle larvário de córregos nas ruas Teresa Farias Isassi, Professor Aurélio Arrobas Martins Protestantes, Thomas Morgan, Assurbanipal e Manifesto Popular. Além de realizarem a aplicação de larvicida biológico, bloqueio de nebulização através da técnica de UBV Veicular e bloqueio de criadouros de dengue.
A Assistência Social realizou 22 novos cadastros em programas sociais e atualizou outros 12 já existentes.
A Secretaria do Verde, através da equipe de educação ambiental, realizou atividade de plantio com as crianças e educadores do CEI Mãe Trabalhadora, com roda de conversa sobre o combate ao mosquito da dengue. Os funcionários do CEI também receberam orientação sobre o tema. No dia 1º de abril, outro importante serviço foi disponibilizado a população: a vacinação de cães e gatos que atingiu a marca de 300 animais atendidos.
No dia 31, os cidadãos que passaram pela ação também receberam avaliação física, com aferição de pressão e avaliação de IMC (índice de massa corporal). A atividade foi promovida pela secretaria municipal de Esportes e atendeu 35 pessoas.
O encerramento do Prefeitura no Bairro ocorreu no sábado, com a presença do subprefeito em um mutirão contra a dengue. Com a participação de 60 colaboradores da saúde (agentes de endemias, funcionários da UBS Jardim Eliane, agentes comunitários de saúde e agentes de promoção ambiental) e 9 caminhões, onde foram recolhidas 32 toneladas de inservíveis e 12 toneladas de entulho pelas ruas do Jardim Lucélia, através da operação cata-bagulho. Além disso, 696 residências foram visitadas e 22 SAC’s (solicitações de atendimento ao cidadão) atendidos.

Visita do Prefeito e da vice-prefeita
Na quinta-feira (31) a vice-prefeita de São Paulo visitou a praça de atendimento do programa “Prefeitura no Bairro”.
Recebida pelos religiosos do Centro de Promoção Social Bororé, conheceu o importante trabalho realizado pela entidade que tem parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e atende em suas diversas atividades mais de 600 crianças, diariamente.
Conversou com os moradores do Jardim Lucélia e lideranças comunitárias sobre os principais problemas da região. Durante a visita, a vice-prefeita realizou o plantio simbólico de uma árvore ao lado do subprefeito da Capela do Socorro.
Ainda na quinta-feira, o prefeito de São Paulo esteve na Capela do Socorro, acompanhado do secretário de Direitos Humanos, visitando o CEI Jardim das Hortênsias, que atende cerca de 250 crianças de zero a três anos e integra o conjunto de creches da SOBEI – Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos.
A visita foi finalizada no Conjunto Habitacional América do Sul, localizado no Grajaú. O empreendimento conta com 1.188 unidades e atenderá famílias selecionadas pela Secretaria Municipal de Habitação que hoje recebem auxílio aluguel, sendo 350 famílias remanescentes das áreas Pabreu/Prainha, 350 do Alto da Alegria, 140 do Parque Cocaia e Vila Nascente e outras 348 que serão selecionadas por estarem em frente a obras do PAC Mananciais. As obras estão em andamento e em breve serão entregues à comunidade.