Capela do Socorro recebe Câmara no Bairro

Moradia e Saúde foram os temas destacados pelos moradores

No dia 14 de novembro, aconteceu a 31ª sessão pública do programa “Câmara no Seu Bairro”, ação da Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo que visa aproximar a população do legislativo paulistano.
A sessão pública aconteceu no CEU Cidade Dutra e discutiu os problemas locais com a presença de cerca de 300 pessoas, dentre entidades, moradores, comerciantes e parlamentares.
Uma das regiões mais adensadas da cidade de São Paulo, a Capela do Socorro, tem um grande desafio, conciliar a preservação ambiental (cerca de 90% do território está localizado em área de proteção aos mananciais) com o atendimento de demandas importantes, tanto na esfera habitacional como na questão de infraestrutura.
Diante disso, grande parte dos munícipes que se presente à sessão manifestou a grande demanda existente na região por moradias populares e necessidade de regularização fundiária.
Fernando dos Santos, do Movimento de Moradia Anchieta, foi um dos que sinalizou aos vereadores a necessidade implantação de programas sociais de habitação para a região. “Estou aqui representando mais de 870 pessoas que vivem em uma ocupação. Nos informaram que existem apenas 350 vagas para futuras moradias que serão construídas. Gostaríamos de pedir aos vereadores que possam buscar aumentar o número de vagas para mais famílias participarem. Moramos em barracos, mas somos gente e precisamos de respeito”, pediu.

Saúde

Outra temática abordada com ênfase foi a saúde. A Capela do Socorro conta com 33 equipamentos de saúde, entre UBS (Unidades Básica de Saúde), PS (Pronto Socorro), AMA (Associação Mútuo Auxílio) e um Hospital Geral do Grajaú, porém, os moradores entendem que os equipamentos são insuficientes para atender toda a demanda e reclamaram da lotação das unidades.
A boa notícia para a região é que a construção do Hospital de Parelheiros beneficiará diretamente o atendimento do Hospital Geral do Grajaú, que hoje atende acima de sua capacidade, já que é o único hospital da região, e atende toda a população da Capela do Socorro e Parelheiros.
Além disso, a implantação de novas unidades básicas de saúde integrais – UBSI, anunciadas pelo secretário de saúde em outubro de 2015, quando visitou a Capela do Socorro, beneficiará milhares de usuários do sistema público de saúde. De acordo com o secretário, as UBS’s Orion/Guanhembu e Vila da Paz entrarão em funcionamento no primeiro bimestre de 2016. Já a unidade do Cantinho do Céu começará seu atendimento até o final de dezembro, estruturada em sistema modular.
Outras questões também tiveram abordagem significativa, como a situação dos moradores de ruas e a ausência de políticas públicas para esta população.
A Câmara Municipal de Vereadores disponibiliza em seu site um resumo das demandas geradas nas sessões do “Câmara no Seu Bairro”, acompanhe aqui.