Estatísticas apontam que em cada seis homens um desenvolve câncer de próstata

Pesquisa feita pelo INCA mostra que 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista

Por Israel Bernardo para a Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou a campanha de conscientização voltada ao público masculino, denominada de Novembro Azul. A ação tem por objetivo prevenir o câncer de próstata. Em cada seis homens um tem a doença. O Câncer de Próstata é a segunda principal causa de morte na população masculina brasileira. “O crescimento do número de casos ao longo dos anos tem como possíveis explicações o aumento da expectativa de vida, a melhoria da qualidade dos sistemas de informação e a maior disponibilidade de métodos de diagnósticos”, explica o oncologista da Secretaria Municipal da Saúde, Luis Fernando Pracchia.

Há diferença na mortalidade por câncer de próstata entre grupos etários. Enquanto nos adultos entre 20 e 59 anos representou o 13º tipo de câncer que mais matou homens, entre os idosos foi o primeiro, sendo que cerca de 90% dos óbitos pela doença ocorreu em homens com mais de 65 anos.

Além disso, o câncer de próstata mata mais negros que brancos. O homem demora mais para ir à Unidade Básica de Saúde solicitar o exame e, em muitas vezes, o paciente está com a doença em estágio avançado.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Os principais sintomas são a presença de sangue na urina (hematúria), a necessidade frequente de urinar (poliúria) - principalmente à noite - e dor associada à queimação ao urinar (disúria).

Como prevenir?

Os homens devem controlar os fatores de risco para o aparecimento do câncer de próstata se quiserem evitar a doença (alimentação pobre em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, principalmente as de origem animal; sedentarismo e consumo de álcool e tabaco). Se houver casos na família, é necessário discutir as possibilidades de diagnóstico precoce com o médico.

Os exames de detecção do câncer estão disponíveis na rede Especializada de Média Complexidade Municipal (Ambulatórios de Especialidades, Hospitais dia da Rede Hora Certa, arenas móveis da Rede Hora Certa e hospitais). Somente a Especializada de Média Complexidade efetua os procedimentos de diagnóstico. O exame de diagnóstico do câncer e a biópsia de próstata guiada por ultrassonografia estão disponíveis nos ambulatórios de especialidades, unidades da Rede Hora Certa e em todos os hospitais municipais além de serviços privados conveniados e contratados pela SMS.

O acesso se dá pelo processo denominado regulação do acesso - oferta e agendamento de serviços mediante a classificação de risco/prioridade prévia feita pelos reguladores - ou seja, casos mais complexos são agendados com maior brevidade e em serviços com mais complexidade, se necessário. Os serviços de saúde geridos pela SMS são agendados via sistema SIGA Saúde após regulação. Os serviços de gestão estadual (como os AME e nos hospitais universitários) são agendados pelo sistema CROSS/SP após regulação.

Quando o paciente tem diagnóstico ou forte suspeita clínica de câncer, o mesmo é encaminhado para um dos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACONS) conveniados ao município (AC Camargo, Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - IBCC, Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC), Beneficência Portuguesa, além dos hospitais sob gestão estadual).

Todas as unidades de saúde podem solicitar as vagas para consulta e oncologia. Todas as vagas estão reguladas através do sistema SIGA e são disponíveis para todos os munícipes de São Paulo.


Novembro Azul na Rede Municipal de Saúde

Durante o mês de sensibilização, as unidades de saúde estarão promovendo várias atividades, como rodas de conversa, palestras e orientações sobre saúde do homem e a importância da prevenção do câncer de próstata. Dentro das atividades há grupos sobre alimentação saudável, tabagismo, importância de fazer o exame de próstata, oficinas verbais e orientações educativas em sala de espera. Informações podem ser obtidas na UBS de referência.