Audiência pública leva 350 pessoas ao CEU Vila Rubi para discutir o orçamento de 2016

Habitação, saúde e transporte foram os temas mais comentados pela plateia presente

Por meio da Secretaria de Finanças e Secretaria de Relações Governamentais, a Prefeitura de São Paulo realizou, no dia 25 de julho, audiência pública para apresentação do Projeto de Lei para o Orçamento de 2016.
Além de apresentar a previsão de gastos para o ano de 2016, o objetivo da audiência era dar a oportunidade da população contribuir com propostas, indicando o que considera prioridade em sua região e quais áreas merecem a destinação de mais recursos no orçamento.
Com um plateia de cerca de 350 pessoas, a maioria esteve presente para reivindicar mais investimentos para a Habitação. A demanda por moradia e as ocupações existentes na região do Grajaú foram citadas diversas vezes no momento em que os presentes fizeram uso da palavra.
Representantes do movimento de saúde, presidente de associações de bairro e membros do Conselho Participativo Municipal da Capela do Socorro marcaram presença e cobraram a implantação das unidades de básicas de saúde que estão previstas na região, além da construção de um hospital na Capela do Socorro.
O transporte também foi apontado como prioridade no orçamento. O alargamento da Avenida Dona Belmira Marim, no Grajaú, foi citado como uma grande conquista para a região, no entanto, insuficiente para resolver o problema de mobilidade na Capela do Socorro, que poderia ser amenizado com a construção de uma ponte entre os bairros Cocaia e Jardim Guanhembu, projeto que está em estudo na Secretaria Municipal de Transportes.
Todas as sugestões e pedidos foram registradas e direcionadas à Secretaria Municipal de Finanças, por meio da assessoria da Coordenadoria de Planejamento, presente à audiência.

 

Jurandir, presidente da Associação de Moradores do Jardim Castro Alves, reivindica a construção da ponte Gaivotas-Guanhembu

 

Plataforma digital
Além dos encontros presenciais, os cidadãos poderão fazer suas contribuições à Proposta de Lei Orçamentária por meio da internet, no portal PlanejaSampa. Após esse processo de consulta, em que os cidadãos poderão opinar sobre a destinação de recursos públicos para obras e políticas municipais, o Executivo sistematizará as sugestões apresentadas. Os resultados dessas consultas serão discutidos dentro do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos (CPOP) e formarão o texto do projeto de lei que deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal até o dia 30 de setembro para apreciação dos vereadores.

Conselho Participativo Municipal
Ao final da audiência a Secretaria Municipal de Relações Governamentais deu início ao processo de formação da comissão eleitoral para eleição do Conselho Participativo Municipal, que acontecerá no dia 6 de dezembro. A comissão é responsável por receber inscrições de candidatos e organizar a eleição.
Os interessados em candidatar-se a uma das vagas no Conselho Participativo da Capela do Socorro deverá fazer sua inscrição no período de 3 de agosto a 4 de setembro, na subprefeitura Capela do Socorro.
A comissão eleitoral ficou composta pelos seguintes membros:
1. Vanderlei da Silva
2. Altair Gomes Clementino
3. Antonio Ocílio Vasconcelos da Silva
4. Romildo Rodrigues da Silva
5. Mara Teresinha Dualibi