UBS Jardim Orion/Guanhembu beneficia 24 mil pessoas

A unidade foi entregue à população no final de setembro

No dia 30 de setembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fez a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Orion/Guanhembu, na Capela do Socorro.
Reivindicação da população desde 2009, a instalação de uma UBS no bairro está prevista no Plano de Metas e era tida como uma das principais prioridades da Pasta.
A UBS contará em seu quadro profissional com seis médicos de Estratégia Saúde da Família (ESF), seis enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, 36 agentes comunitários de saúde, um gerente, um farmacêutico, dois técnicos em farmácia, um agente de promoção ambiental e nove assistentes administrativos.
“Das seis equipes de ESF da UBS Orion/Guanhembu, quatro estavam desde outubro de 2012 lotadas na UBS Jardim República. Agora, passam a atuar na nova unidade. Além disso, duas novas equipes foram contratadas, ampliando a oferta de serviço à comunidade”, afirmou Tania, Coordenadora Regional de Saúde Sul.
A unidade, que está sob o contrato de gestão pela Associação Saúde da Família, está localizada em um prédio alugado, com dois pavimentos, e prestará todos os serviços que envolvem o atendimento em Atenção Básica, tais como vacina, inalação, curativo, medicação/coleta e dispensação de medicamentos. Para a reforma e adequação do imóvel, foram investidos R$ 441 mil.

Prevenção
Além das atividades de assistência, a unidade continuará com as atividades prestadas pelos grupos educativos. Entre os assuntos abordados estão diabetes e hipertensão arterial, prevenção à tuberculose, Papanicolau e planejamento familiar e grupos voltados aos adolescentes e também aos tabagistas da região.

Serviço:
UBS Jardim Orion/Guanhembu
Local: Rua Fernando Amaro Miranda, nº 61 – Jardim Colonial.
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h.