Parque São Miguel comemora passagem do “Prefeitura no Bairro”

Em duas semanas de ação integrada, o bairro mudou para melhor obtendo resultados significativos

Durante quinze dias, a Prefeitura de São Paulo esteve mais perto dos moradores do Grajaú. A ação integrada que ocorreu entre os dias 16 e 27 de março trouxe à população uma série de serviços voltados ao cidadão, além de intervenções de zeladoria e políticas públicas para o bairro.
Todas as secretarias municipais estiveram envolvidas e intensificaram serviços como limpeza de córregos, bocas de lobo, operações Cata Bagulho e Tapa Buraco, além de podas de árvores e manutenções de praças e parques. A região também recebeu ações de desratização, melhorias na iluminação pública, limpeza de pontos de descarte irregular de entulhos e instalação de novas sinalizações de trânsito.
Campanhas de vacinação, campanha contra a dengue, vacinação de animais de estimação, teste de HIV/DST, emissão de carteira de trabalho, seguro desemprego, foram alguns dos serviços oferecidos nas tendas e unidades móveis de atendimento instalados na quadra esportiva do bairro durante o período da ação, onde do cidadão pôde registrar sua reclamação, sugestão ou crítica.
O Parque São Miguel, no distrito Grajaú, foi escolhido como piloto da ação baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos. Graças à intervenção o bairro mudou para melhor. O mutirão de serviços trouxe mais cidadania e bem estar aos moradores.
O ônibus de Atendimento à mulher, do programa “Mulher, Viver sem Violência” deu orientação o enfrentamento de situações de violência; A secretaria de Cultura trouxe o ônibus-biblioteca oferecendo às crianças do bairro uma oportunidade de leitura e aproximação com atividades culturais; O CAT Móvel emitiu carteiras de trabalho e seguro desemprego; A CET registrou e atendeu inúmeros pedidos de sinalização nas vias do bairro; a secretaria do Verde e Meio Ambiente distribuiu mudas e contribui com ações de educação ambiental; a Segurança Urbana promoveu campanha de desarmamento e mediação de conflitos. Todas essas ações, de forma integrada, possibilitaram que o projeto “Prefeitura no Bairro” atingisse grandes resultados, como a solução imediata de demandas locais e ampliação da presença da Prefeitura em territórios carentes e distantes.


Presença do Prefeito

Durante sua visita à ação “Prefeitura no Bairro”, em 21 de março, no Parque São Miguel, o prefeito anunciou a criação de um novo projeto com mais de 1.300 unidades habitacionais. A medida visa beneficiar mais de seis mil moradores da região sul da cidade não só com moradias, mas também com equipamentos públicos que serão integrados ao futuro condomínio.

O anúncio faz parte da primeira etapa da concepção, que consiste na análise de acordo com a legislação vigente para atender as demandas atuais da comunidade. Após a emissão de um relatório sobre o loteamento comunitário, o projeto será encaminhado para análise da financiadora da obra, Caixa Econômica Federal, para aprovação. Os moradores serão sorteados assim que 50% da construção esteja concluída.

Confira alguns dos resultados obtidos na primeira ação do Prefeitura no Bairro:


Subprefeitura - zeladoria e manutenção: Em duas semanas de ação a equipe de manutenção da subprefeitura executou 327 tapa buraco; 38 metros de guias assentadas; 276 metros de sarjeta; 44 metros de sarjetão; 86 metros de concretagem de passeio; 53 trocas de tampa de boca de lobo e 10 metros de reforma de escadaria. Já a Supervisão de Limpeza Pública realizou o corte de 121.930 m2 de grama; limpeza de córrego em 27.860 m3; poda de 34 árvores e remoção de 12; plantio de 32 árvores; limpeza mecanizada de 26 metros de galeria e operação catabagulho com recolhimento de 131 toneladas.
Assistência Social: De 16 a 27 de março foram 25 munícipes cadastrados em programas sociais – CADÚnico, além de receberem orientações a respeito de outros serviços oferecidos pela rede da Assistência Social.
Saúde: A secretaria de Saúde realizou 235 testes de HIV; 1.116 atendimentos de saúde bucal com distribuição de kits; distribuição de mais de três mil preservativos; 112 vacinas para diversas faixas etárias; desratização em sete córregos; vacinação em 37 animais; dentre outras orientações sobre uso racional de água, dengue, febre chikungunya e demonstração de animais sinantrópicos.
Verde e Meio Ambiente: A secretaria do Verde distribuiu 200 mudas de ornamental (no dia 21 de março), realizou cerca de 30 atendimentos à população e finalizou sua participação com a doação de mais 100 mudas no dia 27 de março.
Esporte: Dentre as atividades oferecidas foram realizados 186 atendimentos com orientações de saúde bucal, aferição de pressão arterial e distribuição de escova de dente; o projeto ludicidade, que resgata jogos de tabuleiro como o xadrez, atendeu 60 pessoas; já o projeto de avaliação física, que avalia o grau de normalidade, magreza ou obesidade do indivíduo, realizou 100 atendimentos;
Transportes/CET: A Companhia de Engenharia de Tráfego recebeu no local 42 solicitações, sendo 12 deferidas; respondeu 21 solicitações já existentes no sistema da companhia; elaborou seis projetos de sinalização vertical e horizontal; implantou 43 placas; 211 tachões e 818m2 de sinalização horizontal.
Serviços: A Secretaria de serviços implantou 130 pontos de iluminação na Rua Ricardo Macedo, totalizando em toda a comunidade 263 novos pontos iluminados com 289 luminárias, além de realizar mutirão de varrição de ruas e limpeza de pontos viciados.
Habitação: O secretário de Habitação anunciou a criação de um novo projeto com mais de 1.300 unidades habitacionais na Rua Alziro Pinheiro de Magalhães, no Projeto Anchieta. A medida vai beneficiar mais de seis mil moradores.
Mulheres: O programa “Mulher, Viver sem Violência”, através de sua unidade de atendimento móvel realizou diversos atendimentos com distribuição de materiais e folders a respeito da Lei Maria da Penha.
Cultura: Com a presença do ônibus biblioteca, centenas de crianças tiveram acesso à leitura de maneira divertida e lúdica;
Trabalho: A secretaria do Trabalho, através da unidade móvel do CAT, realizou 147 atendimentos; sendo 60 novos inscritos na Intermediação de Mão de Obra – IMO e 86 retornos; No período de uma semana foram 58 encaminhamentos para vaga de emprego; 58 emissões de carteira de trabalho (sendo 42 de 1ª via e 16 de 2ª via).
Pessoa com Deficiência: A secretaria que cuida das questões relacionadas à pessoa com deficiência e mobilidade reduzida realizou 10 atendimentos com distribuição de 200 kits (folder, cadastro de inclusão, multa moral, folder São Paulo mais inclusiva); além de atendimento com surdo cego, do Conselho da Pessoa com Deficiência; orientações jurídicas e orientações do serviço dos técnicos da comissão permanente de acessibilidade – CPA. Participaram das atividades um intérprete de libras e um guia intérprete.
Guarda Civil Metropolitana: A GCM participou com campanha do desarmamento e mediação de conflitos. No dia 21 de março, enquanto as autoridades falavam com a comunidade, a GCM foi acionada para mediar uma situação de agressão física em família. A vítima (esposa) foi socorrida ao Pronto Socorro e o agressor (esposo) conduzido ao 101º DP, onde foi autuado por agressão e violência doméstica.

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