Secretário de Transporte apresenta melhorias na Mobilidade Urbana a Moradores da Capela do Socorro

Terminal de ônibus no Jardim Eliana, início da etapa 3 da Avenida Dona Belmira Marin e obras no entorno do Terminal Grajaú foram algumas das ações apresentadas e debatidas durante encontro com a comunidade dos distritos que compõem a Subprefeitura da região

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, esteve nesta quinta-feira, 16 de outubro, na subprefeitura de Capela do Socorro, Zona Sul, para apresentar aos moradores os projetos de mobilidade urbana para a região e ouvir solicitações dos moradores de Cidade Dutra, Grajaú e Socorro, importantes distritos da cidade. A visita faz parte do Gabinete Itinerante da Prefeitura.

Durante o encontro, Tatto apresentou melhorias já realizadas no trânsito e o transporte público da região. Desde 2013 foram implantadas, por exemplo, 10,6 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus em vias no perímetro da subprefeitura que, até então, eram conhecidas pelos gargalos de trânsito e dificuldades no fluxo de coletivos. Dois trechos de duplicação da Av. Dona Belimra Marin também já foram entregues.

O secretário, junto com sua equipe, ouviu a população e lançou um desafio aos mais de cem presentes: debater melhorias na mobilidade urbana em conjunto com as lideranças de bairro, entidades sociais e moradores. “Ninguém melhor do que quem mora aqui para saber o que é melhor para a região”, explicou Tatto.

Além de apresentar as medidas já realizadas, Tatto falou também sobre a velocidade que os ônibus irão ganhar após o término de todas as obras que estão em andamento, sobre as 97 intervenções semafóricas na região e os 129 novos abrigos de ônibus e totens instalados nas regiões de abrangência da Capela do Socorro.


Medidas para melhoria da mobilidade apresentam resultados


Com as obras executadas de melhoramentos viários nos bairros, a população já sente a diferença no transporte público municipal. “Hoje, a Avenida Dona Belmira Marin é outra. As pessoas chegam mais cedo em casa, podem ficar mais tempo com a família, tem um tempo maior para o lazer ou para se dedicar aos estudos”, destacou o presidente do conselho Participativo da Capela do Socorro, Zico Pereira, em reunião realizada na sede da subprefeitura.

Outras vias como a Rio Bonito, Interlagos, Senador Teotônio Vilela e Olívia Guedes Penteado, também receberam faixas de ônibus. Juntas, transportam, em média, 897 mil passageiros diariamente nos dias úteis.

A subprefeita Cleide Pandolfi falou das dificuldades dos bairros. “Aqui temos muitas áreas de Áreas de Proteção Ambiental - APAs, o que dificulta a implantação e o avanço de estruturar o bairro, tanto pelas dificuldades geográficas, quanto pelo investimento financeiro que tem que ser alto”.

 

CET no bairro


Em setembro, a CET comandou a 7ª edição do programa " CET no seu Bairro " no Canal da Cocaia. A região recebeu obras de manutenção e implantação de sinalização viária (vertical e horizontal). Também foram recuperados semáforos nas vias locais.

O programa já foi realizado também na Vila Natal-Jardim São Bernardo, Jardim Mirna e Iporanga.

No total, 461 vias foram contempladas com 510 novas placas de trânsito, 4 mini rotatórias, 171 pinturas de travessia de pedestres, 71 pinturas de lombadas, 102 construção de lombadas e 8 manutenção em semáforos.

Ações de trânsito também foram executas em 16 escolas, com um total de 6.989 alunos atendidos com aulas de educação de trânsito.


Obras de Mobilidade Urbana

No total, 6 grandes obras já estão sendo executadas na região da Capela do Socorro, são elas:

Avenida Dona Belmira Marin;
Túnel CPTM;
Entorno do Terminal Grajaú;
Cantinho do Ceu;
Largo do Socorro;
Frederico Rene de Jaegher



Gabinete Itinerante

 

Esse encontro faz parte do Gabinete Itinerante da Prefeitura. A Secretaria de Transporte já esteve na Subprefeitura do Butantã, na Zona Oeste, e na Subprefeitura de Aricanduva, na Zona Leste e irá realizar encontros por toda a Cidade.