Evento na Capela do Socorro marca ampliação da coleta seletiva

Os distritos de Cidade Dutra, Grajaú e Socorro estão contemplados com a expansão do atendimento

Nesta terça-feira (30/9), o secretário Simão Pedro e o presidente da autarquia, Silvano Silvério, estiveram na sede da subprefeitura Capela do Socorro, para anunciar a ampliação da coleta seletiva na região. O evento de lançamento contou com a presença da subprefeita Cleide Pandolfi, do subprefeito de Parelheiros, Nilton Oliveira e de representantes da Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro – COOPERCAPS, além da sociedade civil.

Os três distritos da Capela do Socorro (Cidade Dutra, Grajaú e Socorro), estão sendo contemplados. Bairros como Jardim Colonial, Jardim Guanhembu, Vila Quintana, Jardim Guanabara, Vila Narcisa, Jardim Campinas e Jardim Lucélia terão coleta diurna, com atendimento a partir de 1º de outubro.

 

Em toda a cidade de São Paulo serão mais de dez distritos beneficiados com a ampliação da coleta que atingirá cerca de um milhão de pessoas até a segunda quinzena de outubro, totalizando 4,7 milhões de munícipes. A medida integra o programa municipal SP Recicla.

No próximo dia 1º, às 9h30, o secretário Simão Pedro e Silvano Silvério serão recebidos em Ermelino Matarazzo pela subprefeita Sandra Regina Mancilla Lourenço.

No dia 2, às 10h, e às 11h30, ocorrem os eventos em Campo Limpo e Cidade Ademar, administradas por Sergio Roberto dos Santos e Francisco Lo Prete Filho, respectivamente. O encerramento da programação de atividades será no dia 14, às 10h, na Lapa, administrada por Jackeline Morena Oliveira, e, às 11h30, na subprefeitura Santana/Tucuruvi, gerida por Carlos Roberto Candella.


Mais atendimento

Outros seis distritos passaram a ser atendidos pela coleta seletiva: Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa e Tucuruvi. Neste último, o serviço será universalizado, ou seja, todas as ruas serão contempladas. A universalização também será uma realidade nos seguintes distritos: Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília, Sé, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Perdizes, Vila Leopoldina, Barra Funda, Mandaqui e Santana.
Após o processo de ampliação, que prossegue até 13 de outubro, São Paulo contará com 85 distritos atendidos parcial ou completamente. A expectativa é alcançar todos os 96 distritos com a coleta seletiva universalizada até 2016.


Informações

Para saber se sua residência conta com coleta seletiva, é possível consultar as empresas responsáveis pela coleta de lixo na capital, pela internet ou por telefone. A empresa Loga disponibiliza uma busca pelo site da empresa e atendimento pelo telefone 0800-770 1111. Ela atende às subprefeituras Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanâ/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme e Sé.
A empresa Ecourbis também oferece busca online na internet e pelo telefone 0800-772 7979. A concessionária é responsável pelas subprefeituras de Aricanduva / Formosa, Campo Limpo, Capela do Socoro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Vila Mariana e Vila Prudente.
Para contribuir com a reciclagem, são importantes alguns cuidados no descarte do lixo, principalmente a separação dos resíduos recicláveis, como latas e garrafas, dos resíduos orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas. Recicláveis com restos de alimentos devem ser enxaguados para não contaminarem outros materiais.
Veja abaixo mais informações sobre os materiais que podem ser encaminhados para reciclagem:
Papel – jornais, revistas, cadernos, livros, papel de seda, caixas de papelão, cartolinas, papel kraft, papel de desenho, caixas tipo longa vida
Não são recicláveis: carbono, celofane, papel vegetal, papel fotográfico, fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados, parafinados ou plastificados
Plástico - sacos e sacolas, potes, tampas, garrafas PET, embalagens de produto de limpeza, canetas sem carga, escovas de dente, isopor, baldes e utensílios de cozinha
Não são recicláveis: acrílicos em geral, adesivos, tomadas, embalagens com material corrosivo e tóxico, espumas, plásticos “termofixos” (utilizados em telefone, computadores, teclados)
Metal - latas e objetos de alumínio, cobre, chumbo e bronze, fios, tampinhas, embalagens de marmitex, arames, chapas, canos, grampos e clips
Não são recicláveis: esponjas de aço e latas de aerossol, tinta ou pesticidas
Vidro - garrafas, frascos de condimentos, copos, pratos e outros objetos
Não são recicláveis: espelhos, lâmpadas, cristal, vidro plano, cerâmica e porcelana.


Atividades:
01/10/2014 – 9H30
Subprefeitura – ERMELINO MATARAZZO

Av. São Miguel, 5.550
Fone: 2114.0333
02/10/2014 – 10h00
Subprefeitura – CAMPO LIMPO

Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59
Fone: 3397.0500
02/10/2014 – 11H30
Subprefeitura – CIDADE ADEMAR

Av. Yervant Kissajikian, 416
Fone: 5670.7000
14/10/2014 – 10h00
Subprefeitura – LAPA

Rua Guaicurus, 1000
Fone: 3396.7500
14/10/2014 – 11H30
Subprefeitura – SANTANA/TUCURUVI

Av.Tucuruvi, 808
Fone: 2987.3844