Marianne Pinotti é a segunda secretária a visitar a Capela do Socorro

O encontro ocorreu na última terça-feira (19) e contou com cerca de 70 pessoas

A Subprefeitura da Capela do Socorro recebeu na última terça-feira, 19 de agosto, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, para um encontro com a população e lideranças locais que teve por objetivo apresentar a política municipal para as pessoas com deficiência, bem como as principais ações da Prefeitura de São Paulo nesta região.

Durante o encontro, Marianne Pinotti e Tuca Munhoz, secretário adjunto, apresentaram os principais investimentos da Prefeitura para a cidade e falaram do Plano Municipal de Ações Articuladas das Pessoas com Deficiência, o São Paulo Mais Inclusiva, convidando todos os presentes a opinarem sobre as 70 ações já definidas por 20 secretariais municipais para executarem até 2016. “O São Paulo Mais Inclusiva é o resultado da adesão da Prefeitura ao Plano Nacional Viver Sem Limite, que, por sua vez, é resultado de reivindicações antigas de movimentos sociais de inclusão das pessoas com deficiência. Queremos que todos nos ajudem a desenvolver esta política pública municipal, fato inédito na cidade de São Paulo. Para isso, basta acessar o site www.saopaulomaisinclusiva.prefeitura.sp.gov.br até o dia 31 de agosto e registrar sua opinião”, comentou Pinotti.

O encontro permitiu também um debate oportuno e produtivo sobre os principais obstáculos relativos à inclusão de pessoas com deficiência. Entre os principais pontos levantados pela população presente, destacaram-se a necessidade de semáforos sonoros para cegos, táxis acessíveis para o transporte complementar gratuito e a formação de professores. Marianne Pinotti explicou que está previsto no Plano a instalação de 125 semáforos sonoros na cidade. “Estamos trabalhando com a CET para que o projeto piloto aconteça no centro, na região do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Depois, faremos uma consulta popular para decidir onde serão instalados os demais”. Sobre os táxis acessíveis, Marianne comentou que já foi publicado decreto pela Secretaria Municipal de Transportes para o uso de táxis adaptados nas viagens eventuais do Serviço Atende.

Muitos educadores participaram do encontro e enfatizaram a necessidade da capacitação constante de professores da rede pública voltada para temática da inclusão. A respeito dessa questão a secretária comentou que até o fim do ano seis mil professores da rede municipal de ensino terão passado por capacitação sobre educação inclusiva. “Ainda temos diversos desafios pela frente e precisamos avançar, mas São Paulo é exemplo para o Brasil na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Não há mais cabimento colocar esses alunos em entidades assistenciais. Elas são importantes para um trabalho complementar, mas jamais para substituírem o ensino na escola”.

Tuca Munhoz relatou o empenho e os avanços da atual gestão em relação às questões de acessibilidade: “Nós estamos tornando realidade em São Paulo uma política forte e fundamentada em atenção às pessoas com deficiência. O nosso governo tem feito uma transformação social e estamos trabalhando para mudar a cidade de São Paulo”.

O evento na Capela do Socorro faz parte de uma série de encontros territoriais dos secretários municipais com a população nas subprefeituras da cidade e visa aproximar ainda mais as ações da Prefeitura com as necessidades de cada região.


Acessibilidade na Capela do Socorro

No ano de 2013, a Subprefeitura Capela do Socorro implantou 112 rampas de acessibilidade em praças da região.
Em todas as obras e reformas executadas pela Subprefeitura a acessibilidade tem sido priorizada desde o planejamento, orçamento até a execução dos serviços, em conformidade com a metodologia necessária e prevista pela Norma Brasileira 9050 e pela legislação municipal vigente.
Também pensando no acesso das pessoas que frequentam os espaços públicos o prédio da Subprefeitura conta com banheiros acessíveis, rampa, elevador e vagas especiais para idosos e portadores de deficiência ou mobilidade reduzida.