Subprefeitura recebe visita do Secretário do Verde e Meio Ambiente

Cerca de 100 pessoas participaram do encontro que discutiu questões de interesse da população local

A Subprefeitura da Capela do Socorro recebeu, na manhã desta quinta-feira (24), a visita do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento.
A visita faz parte do modelo de gestão do governo do Prefeito Fernando Haddad que visa aproximar a população, suas demandas e sugestões, da administração municipal.
Com o intuito de estabelecer um canal direto de diálogo com a comunidade da região, Wanderley aproveitou o espaço para comunicar o lançamento do Programa Intersecretarial de Educação Ambiental nas Escolas Municipais, iniciativa da pasta do Verde em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Serviços, que iniciará um projeto piloto contando com a parceria das Centrais de Triagens de Resíduos Sólidos recém-inauguradas nos bairros Ponte Pequena e Santo Amaro.
Temas como a pavimentação da Av. Paulo Guilguer Reimberg, manutenção de parques, instalação de ciclovias, manutenção de córregos, ocupações em área de preservação ambiental e a relação com a empresa de saneamento básico – SABESP nortearam o debate que, segundo o Secretário, terá uma segunda parte com uma nova visita e respostas para as demandas apresentadas.
A respeito da instalação e manutenção dos parques, Wanderley enfatizou a parceria que está sendo realizada com a iniciativa privada. Empresas de grande porte no mercado já estão atuando junto à Secretaria do Verde.
Em resposta aos questionamentos relacionados às ciclovias (projetos que não contemplam a comunidade ou supostamente causam algum tipo de ameaça ambiental) Wanderley Meira se colocou à disposição para discutir caso a caso. Questionado sobre ocupações em parques lineares ou áreas de preservação informou que atualmente há aproximadamente 150 DUP’s (declaração de utilidade pública) na Secretaria do Verde e que, a pedido do Prefeito, há uma negociação com a Secretaria de Habitação para que parte dessas áreas possa ser destinada para construção de unidades habitacionais populares.
Cerca de 100 pessoas participaram do encontro que contou ainda com a participação de entidades ambientais, como: Garça Vermelha e APA Bororé, além de gestores de parques, assessores parlamentares, associações de bairro, Conselho Participativo Municipal e imprensa local.

Encontros nas Subprefeituras
A visita do Secretário do Verde e Meio Ambiente integrou a agenda de encontros dos Secretários Municipais nas Subprefeituras, que visa melhorar a gestão do governo junto aos bairros.
No mês de agosto está prevista a visita da Secretária Marianne Pinotti, da Secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, em data a ser confirmada.