Primeiro trecho de duplicação da Avenida Belmira Marin está pronto

O prefeito Fernando Haddad vistoriou, ao lado da Subprefeita da Capela do Socorro, neste sábado (7) o trecho alargado de 1,5 quilômetros. Obras possibilitaram a implantação de faixa exclusiva para ônibus nos dois sentidos da via

O prefeito Fernando Haddad entregou neste sábado (7) o primeiro trecho da duplicação da avenida Belmira Marin, entre as avenidas Teotônio Vilela e Antonio Carlos Benjamim dos Santos. A obra, aguardada há décadas pela população do Grajaú, possibilitou a implantação de faixa exclusiva para ônibus nos dois sentidos da via. A etapa inaugurada tem 1,5 quilômetros de extensão.
Em vistoria ao trecho finalizado, Haddad conversou com comerciantes e moradores da região. Para o prefeito, a duplicação da avenida vai desencadear um processo de transformação no bairro. “É uma obra aguardada há pelo menos 20 anos. A Belmira Marin é uma avenida agora. Deixou de ser uma rua de bairro e virou a grande centralidade de todo Grajaú. O comércio vai melhorar. Empreendimentos vão surgir porque agora haverá um novo tipo de desenvolvimento”, afirmou Haddad.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a intervenção viária beneficiará cerca de 250 mil pessoas que circulam pela área. “As pessoas que usam o transporte coletivo demoravam 1h15 para fazer o trajeto do Grajaú até Teotônio Vilela. Agora, pelos cálculos da CET, conseguem fazer o percurso em 15 minutos. Então há um ganho de uma hora na ida e uma hora na volta, o que representa uma fantástica melhoria de qualidade de vida”, explicou o secretário Jilmar Tatto (Transportes).
Com a entrega da duplicação, a avenida passou a ter 2,7 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus. A exclusividade funciona de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h, e aos sábados, das 5h às 14h. Pela Belmira Marin circulam 23 linhas de ônibus que transportam, em média, 202 mil pessoas nos dias úteis.
A vendedora Jéssica Carina, 24 anos, conta que quem mora e trabalha na região já sentiu a diferença na velocidade dos trajetos. Ela mora no Jardim Gaivotas, zona sul, e trabalha em uma loja de produtos esportivos localizada no trecho duplicado. “Voltando para casa pela Belmira já cheguei a demorar no ônibus uma hora para andar quatro quarteirões. Hoje levo meia hora para ir de casa para o trabalho”, disse Jéssica. Os comerciantes da região esperam também um aumento de movimento. “Tivemos uma boa recompensa, valorizou aqui e a avenida ficou bem bonita”, opina a vendedora.


Obras
As obras da Belmira Marim, iniciadas em janeiro de 2014, incluem alargamento da via, novo asfalto e instalação de novas guias. Há ainda trabalhos complementares, como execução ou reforma de bocas de lobo e poços de visita, redes de drenagem, realocação de postes e implantação de sinalização horizontal, vertical e semafórica.
No final de março, em visita ao bairro do Grajaú, o prefeito Fernando Haddad, acompanhado do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, autorizou o início do segundo trecho da obra, da avenida Antonio Carlos Benjamim dos Santos até a rua São Caetano do Sul. O alargamento está em andamento. O valor total das obras dos dois primeiros trechos é de quase R$12 milhões.


    

Está em fase de projeto um terceiro trecho de 2,2 quilômetros, entre as ruas São Caetano do Sul e Pedro Escobar.

Faixa exclusiva

Com a nova faixa exclusiva implantada na Belmira Marin, a cidade alcançará 331,6 quilômetros de vias com espaço exclusivo para o transporte público. No sentido do centro para o bairro a avenida tem 1,35 quilômetros de exclusividade, entre as avenidas Senador Teotônio Vilela e Antônio Carlos Benjamin dos Santos. No sentido oposto, a faixa tem a mesma extensão e funciona da rua Isabel Aguiar de Campos até a avenida Senador Teotônio Vilela. A ativação passa agora por um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas a não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus.