Aula de Capoeira contribui para o bem-estar de crianças do Grajaú

Grupo de capoeira da UBS Jardim Três Corações leva conhecimentos e qualidade de vida para as crianças da comunidade por meio da prática que mistura esporte, arte marcial e musicalidade

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura elementos diversificados como arte marcial, esporte, cultura popular e música. Na UBS Jardim Três Corações, localizada no distrito do Grajaú, em Capela do Socorro, todas as quartas-feiras um grupo de cerca de 10 crianças participa de uma oficina onde a capoeira é ensinada. As aulas acontecem das 14h às 16h. Os participantes aprendem não só a lutar e jogar, como também a cantar as músicas e a tocar os instrumentos típicos tais como o atabaque, o pandeiro, o berimbau e o agogô.

Camila Okita, fonoaudióloga da UBS e responsável pelo grupo, comenta como tudo começou. “O grupo iniciou com o propósito de resgatar as crianças que sofriam bullying ou passavam ou vivenciavam situações de violência dentro de casa, mas logo depois o grupo foi aberto a todos os interessados”.

Camila conta ainda que as aulas também servem para aprofundar conhecimentos de vida. “Além de realizar a capoeira, temos um dia em que conversamos, perguntando se naquela semana a criança usou seu lobo mau (se bateu em um amiguinho, ficou angustiado) ou seu lobo bom (se passou a semana em paz)”.

Além dos ensinamentos, a capoeira tem ainda outra vantagem: só pode ser jogada em grupo. Então, a necessidade de conviver com outras crianças é muito forte, o que ajuda no amadurecimento dos alunos.

Maria do Carmo de Oliveira Fernando é mãe de uma aluna do grupo de Capoeira. Ela fala sobre como o grupo é importante para a desenvoltura de sua filha. “Uma grande mudança depois que minha filha começou a participar das aulas foi que ela perdeu a timidez, se soltou mais, e isso é muito bom para ela. O grupo é ótimo, além de conviver com outras crianças, minha filha faz uma atividade física”.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, ela é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Cristiano Augusto é Educador Físico da UBS Jardim Três Corações e ajudante no grupo Capoeira. Ele explica quais são os benefícios que a prática gera. “A capoeira não é considerada uma luta, e sim uma arte. Nós, aqui, possuímos o intuito da promoção da saúde. Nosso objetivo é estimular a convivência e incentivar a integração com os companheiros e não a competitividade”.
Durante as duas horas de atividade, fica fácil ver nos rostos das crianças que frequentam as aulas, sorrisos, alegria nos movimentos e ansiedade. Todos querem participar da roda de capoeira.

Célia Maria dos Santos é mãe de uma aluna que frequenta a oficina de Capoeira, ela relata como a filha entrou no grupo. “Minha filha estava acima do peso e a UBS recomendou que ela participasse das aulas de nutrição. Uma amiga dela do grupo de nutrição estava fazendo Capoeira, e o pessoal falou que seria bom ela participar e que também ajudaria na perda de peso, foi então que eu a trouxe. Ela está adorando essa aula, hoje estava com preguiça de vir, mas ela me fez trazê-la”.


Serviço:
Capoeira na UBS Jardim Três Corações
Dia e horário: Todas as quartas-feiras, das 14h às 16h
Local: UBS Jd. Três Corações (Rua Gal. José de Oliveira Ramos, 275 - Jd Três Corações) – Capela do Socorro.