Prefeito da capital paulista visita unidade móvel de atendimento à mulher e praça revitalizada no Jardim Mirna

Em um mês de funcionamento unidade completa 700 atendimentos

Na última quarta-feira, 7 de maio, o prefeito de São Paulo visitou a Capela do Socorro para conhecer de perto a unidade de atendimento móvel “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, destinada à mulheres em situação de violência.

A visita teve início no Parque Linear Ribeirão Cocaia, no Jardim Mirna, onde o prefeito conferiu o resultado da revitalização da área, realizada em 2013, pela Secretaria Municipal de Habitação em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

A obra contemplou o desenho do córrego em gabião, caminho junto ao córrego, para pedestres e ciclistas, praças e gramados para usos múltiplos, playground, equipamentos de ginástica para adultos, quadra poliesportiva e áreas de estar com pergolados.

Em fevereiro e março deste ano, a subprefeitura de Capela do Socorro organizou atividades de retomada do espaço público, com os programas “Capela no Bairro” e “CET no Bairro”, uma série de ações de zeladoria, fiscalização e segurança trouxe melhorias para a comunidade. Hoje, o local recebe duas vezes por semana atividades de ginástica para terceira idade e saraus culturais, organizados pelos moradores.

Acompanhado da subprefeita da Capela do Socorro e do Chefe de Gabinete,  Haddad seguiu para o bairro de Grajaú, onde está instalada a unidade de atendimento móvel que circula pela cidade de São Paulo, desde o dia 9 de abril, em áreas de difícil acesso ou desprovidas de equipamentos da Rede de Atendimento.

O veículo integra o programa “Mulher, Viver sem Violência” do Governo Federal e foi cedido à Prefeitura de São Paulo com o intuito de combater a violência contra mulher e orientar sobre seus direitos, especialmente a Lei Maria da Penha. Parelheiros foi o primeiro bairro a receber a unidade que deverá percorrer 18 municípios da região metropolitana. Agora é a vez da Capela do Socorro acolher a unidade que chegou ao Grajaú e ficará por mais quatro dias na Capela do Socorro.

A unidade móvel possui duas salas de atendimento, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais (para digitalização de documentos e fotocópias), geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro. Está equipado ainda com instalações para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Além de conhecer os serviços mantidos pela Prefeitura, o objetivo da ação é levar atenção, prevenção, proteção e garantia de direitos daquelas em situação de violência, bem como responsabilização do agressor.

“Nós queremos estimular a denúncia da violência contra mulher. Se em pleno século 21 alguém ainda não entendeu a igualdade de gênero no Brasil, precisa ser denunciado, porque existe uma lei rígida que pune o covarde que agride uma mulher”, afirmou Haddad.

Haddad anunciou ainda que assinará, no dia 8 de maio, o decreto que determina o trabalho da Guarda Civil Metropolitana na proteção e monitoramento de mulheres vítimas de violência. Anunciou também, melhorias que estão em andamento na Capela do Socorro, como a locação de um imóvel na Avenida Rubens de Oliveira com Rua Pedro Escobar, para instalação da UBS do Cantinho do Céu.

A respeito da obra de alargamento da Avenida Dona Belmira Marin, o prefeito disse que pretende entregar o primeiro trecho da obra até dia 20 de maio e o segundo trecho, que vai até a garagem de ônibus da Viação Bola Branca, até 20 de junho. O terceiro trecho, que totaliza 4.500 metros de via duplicada e termina na Avenida Pedro Escobar está em fase de licitação pela Secretaria Municipal de Transportes.