Copa SP14: Campeonato entre subprefeituras entra na fase decisiva

A Copa SP14 é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, como parte das ações da cidade de São Paulo para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

São 32 seleções formadas pelos melhores jogadores das subprefeituras, cada uma representando os países participantes do mundial da FIFA. “Não é um campeonato entre times, mas entre seleções formadas em peneiras e seletivas coordenadas por técnicos e supervisores de esportes de cada subprefeitura paulistana”, enfatiza Fábio Brandão, coordenador técnico da Copa SP14. O limite máximo de idade dos jogadores é 14 anos.
Para definir qual subprefeitura iria representar cada país, foram adotados três critérios: afinidade cultural, como a existência de colônia estrangeira na região — caso de Santo Amaro e Alemanha –; projeto social em desenvolvimento, o que acontece apenas entre a Holanda e a subprefeitura de Ermelino Matarazzo; e sorteio. O Brasil será representado pela Sub Jaçanã/Tremembé, vencedora dos Jogos da Cidade em 2013.
Disputada nos mesmos moldes que a Copa do Mundo da FIFA, a Copa SP14 tem como objetivo, além da prática esportiva, promover a integração entre esses garotos com a cultura desses países e o clima do mundial de futebol. As partidas finais serão no Pacaembu, em 3 de maio. “Mais importante que os resultados é a possibilidade de aproximação cultural entre as comunidades de toda a cidade e esses países que virão para a Copa. São 680 garotos de todos os cantos da capital, motivados pela prática esportiva associada ao mundial de futebol”, lembra o secretário municipal de Esportes, Celso Jatene. Alguns consulados, embaixadas ou câmaras de comércio fizeram questão de conhecer as equipes, além de fornecer materiais informativos, brindes ou mesmo o uniforme da garotada.

Capela do Socorro continua na disputa


O time da Subprefeitura Capela do Socorro representa a França e segue firme na disputa com uma vitória, dois empates e nenhuma derrota.
Na próxima rodada, que acontece no sábado, 5 de abril, os atletas enfrentarão a Subprefeitura de Santo Amaro, representante da Alemanha. É a fase do “mata-mata” ou oitavas de finais, onde a equipe perdedora é eliminada.
Cerca de 40 garotos de escolas de futebol da região participaram da seleção, promovida pela Supervisão de Esportes, para formação do time composto por 22 jovens.