03/11/2010 16h07

Share

Programação Cultural e esportiva do SESC Interlagos

Dança, Música, Teatro e muita atividade esportiva são os destaques do SESC Interlagos neste mês de novembro

Cultura em Todo Canto

Em novembro, o SESC Interlagos convida a pensar sobre a pluralidade das manifestações culturais. Acreditamos que a cultura apresenta inúmeras nuances, se fazendo presente nos mais diversos espaços sociais. Representações deste caráter podem ser notadas no modo como cada grupo humano se veste, brinca, canta, se alimenta, manifesta suas crenças, supõe o que é certo ou errado, entre tantos outros exemplos. Sendo assim, nas atividades propostas para este mês, buscamos oferecer momentos para o contato do público com variadas matizes culturais.

AULAS ABERTAS

Em equilíbrio Chi Kung

Atividade que promove relaxamento e bem estar através de exercícios que proporcionam equilíbrio entre o corpo e o meio. Deck do Lago. Inscrições no local.

15. Segunda, 9h30 e 15h00

Em equilíbrio Bola Suiça

Exercícios com Bola Suiça, com o objetivo de provocar o equilíbrio, a propriocepção e a força nos músculos abdominais. Deck do Lago. Inscrições no local.

21. Domingo, 13h00.

Danças Brasileiras - Frevo e Maracatu

Apresentação de passos básicos de Frevo e Maracatu. Ludoteca. Inscrições no local. Não recomendado para menores de 16 anos

7. Domingo, 11h00.

Dança de Salão - Merengue e Gafieira

Apresentação de passos básicos do Merengue. Ludoteca. Inscrições no local. Não recomendado para menores de 16 anos

14. Domingo, 11h00.

Danças Brasileiras - Jongo e Coco

A aula permite vivenciar a dança através de movimentos que exercitam a consciência corporal, explorando a arte, o ritmo, a expressão, a criação e a integração do grupo. Apresentação de passos básicos do Jongo e Coco. Jongo - É uma manifestação cultural essencialmente rural diretamente associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do Samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo. Coco - Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestina. Ludoteca. Inscrições no local. Não recomendado para menores de 16 anos

21. Domingo, 11h00.

OFICINAS

Vitral em Espelho

Confecção e criação de lindos vitrais em espelho para serem usadas e aplicadas na decoração e no que mais a imaginação mandar. Inscrições na Central de Atendimento. Hall da Ludoteca. 30 Vagas.

25. Quinta, 10h30.

27. Sábado, 13h00.

Ferramentas e Técnicas de Poda

Apresentação de algumas ferramentas utilizadas na jardinagem, e também algumas maneiras de podar as plantas sem as prejudicar. Inscrições na Central de Atendimento. 30 vagas. Viveiro de Plantas.

06. Sábado, 10h00.

Preparação de Canteiros

Preparação prática de canteiros de plantas ornamentais. Como corrigir o solo, adubar, plantar e manter o local sempre florido. Inscrições na Central de Atendimento. 30 vagas. Viveiro de Plantas.

13. Sábado, 10h00.

Manutenção de Gramados

Saiba como manter seu gramado sempre verdinho, conheça alguns tipos de grama e como deve ser feita sua implantação e manutenção. Inscrições na Central de Atendimento. 30 vagas. Viveiro de Plantas.

20. Sábado, 10h00.

Terrário

Cultive suas plantas dentro de recipientes de vidro, dentro de casa. Nos terrários você reproduz o ambiente quente e úmido das florestas e tem um lindo arranjo natural sem muitos cuidados. Inscrições na Central de Atendimento. 30 vagas. Viveiro de Plantas.

27. Sábado, 10h00.

PASSEIO

Visita aos Bastidores do SESC Interlagos

O SESC Interlagos está localizado na zona Sul de São Paulo e conta com 500m², sendo que parte deste espaço é dedicado a diversas atividades de lazer e educação e outros utilizados para manutenção e serviços, tais como alimentação e piscinas. O roteiro propõe um maior conhecimento sobre esse espaço, onde as descobertas serão diversas. Os visitantes poderão conhecer a cozinha, o solário, entre tantos locais e entender sua importância para a região. Informações e inscrições na Central de Atendimento. 12 Vagas.

13. Sábado, 10h00 às 16h00

ESPETÁCULOS

Cora, Coralina, a Poeta do Brasil

Espetáculo originado das oficinas de teatro para a Terceira Idade, em cartaz desde 2008, inspirado na vida e obra de Cora Coralina. Grupo Vivências Teatrais. Direção: Wellerson Muniz. Assistente de direção: Cecília Franco. Elenco: Angelita, Cinelândia, Edinilsa, Lázara, Maria Aparecida, Maria de Lourdes, Malu, Severina, Eva, Claudio, Davi, Yara, Maria José. Figurino: Ana Maria Carvalho. CEU Alvarenga, Núcleo de Ação Cultural. Estrada do Alvarenga, 3752. Informações: 56722547/56722532. Livre.

5. Sexta, 13h00.

Terreiro de Folia

Uma leitura da dramatização de um dos folguedos mais tradicionais do Brasil, o bumba-meu-boi. Encenação em que se mistura teatro, dança e música.

7. Domingo, 11h00.

INTERGERAÇÕES

Vivências Teatrais

Grupo de práticas e estudos teatrais: improvisação, interpretação, expressão vocal e corporal, montagem. Inscrições na Central de Atendimento. A partir de 40 anos.

Até 18/12. Sábados, 14h30 às 16h30.

TEATRO INFANTIL

Mãos à Obra

Dois pedreiros construirão o mais novo condomínio: o Garden Golden Towers Boulervard Shopping Business & Residence. Com La Cascata Cia. Cômica. Ludoteca.

14. Domingo, 15h00.

A Batalha dos Encantados

As aventuras do sábio adivinho Ifá (o babalaô - aquele que lê os búzios), seu encontro com a bela deusa Euá e as aventuras dos Ibejis - os meninos gêmeos - conhecidos como Cosme e Damião. A batalha desses personagens é travada contra a fome, a sede e a Morte, (Ikú) que, nos mitos originais, não é vista como má ou ruim. A Morte, bem humorada, é vencida pela astúcia das crianças. Com Cia. Caixa de Fuxico. Ludoteca.

15. Segunda, 15h00

Cinderela Magrela

Cinderela é uma pobre moça que mora com sua madrasta. Certo dia, um príncipe atrapalhado promove uma festa do pijama no seu castelo. Os convidados têm de levar um prato. Cinderela não tem como ir e sua fada madrinha dá um jeitinho na situação. Cindy então ganha um passe de metrô e... Ludoteca.

21. Domingo, 15h00.

Folias Sagradas

Espetáculo interativo acerca das manifestações do ciclo natalino. Com Grupo Folias e folguedos. Ludoteca.

28. Domingo, 15h00.

CONTAÇAO DE HISTÓRIAS

Sacizada

Contação interativa: histórias, causos e músicas de sacis. Ludoteca. Livre.

2. Terça, 15h00.

Folias e Congos

Histórias e folias interativas acerca de manifestações afro-brasileiras. Ludoteca. Livre.

6. Sábado, 15h00.

Camilão, o Comilão

Camilo era um leitão. Um porco grande e comilão. Mas ele não queria trabalhar para comprar comida, preferia pedir aos amigos. Adaptação de história de Ana Maria Machado. Com Cia. Prosa dos Ventos. Ludoteca. Livre.

13. Sábado, 15h00.

O Caso do Bolinho

Era uma vez um protagonista divertido, rechonchudo, cheiroso e apetitoso, que vive uma porção de aventuras quando resolve fugir de casa! Adaptação de história de Tatiana Belinky. Com Cia. Prosa dos Ventos. Ludoteca. Livre.

20. Sábado, 15h00.

A Sopa de Espeto de Salsicha

Durante um banquete, o Rato-Rei fica sabendo de uma iguaria sem igual, a Sopa de Espeto de Salsicha, mas ninguém sabe como prepará-la. Então, ele lança o desafio: será transformada em sua rainha, a ratinha que souber preparar a famosa sopa. Adaptação de história de Hans Chistian Andersen. Cia. Prosa dos Ventos. Ludoteca.

27. Sábado, 15h00.

OFICINAS

Brincadeira Vai, Música Vem

Brincadeiras de tradição oral de várias regiões do Brasil, rodas de versos, causos, parlendas, emboladas, travalínguas, adivinhas, lengalengas e cantigas provocam a oralidade, imaginação e diversão. Ludoteca.

2. Terça, 16h00.

Danças Dramáticas Brasileiras

Oficina de jongos, batuques e congadas. Ludoteca.

6. Sábado, 16h00.

Histórias Circulares

Antigamente as crianças tinham o sono embalado por histórias que não acabavam nunca. A oficina apresenta algumas dessas histórias, que são coreografadas com as mãos e dicas de como confeccionar uma luva decorada, que será usada como adereço. Com Cia. Prosa dos Ventos. Ludoteca. Livre.

13, 20, 27. Sábado, 16h00.

Vivência da Arte do Palhaço

O palhaço é o expoente da arte do riso, a sua essência mais pura e simplificada. O conhecimento deste ofício foi transmitido de geração a geração e transformado em técnicas para o repertório do palhaço, fundamentado na origem circense e na comicidade popular. A presente proposta visa proporcionar ao interessado através de um bate-papo, vivência e exemplos práticos, uma maneira peculiar de ver o mundo, onde o riso se manifesta como comunhão, diminuindo a distância entre as pessoas. Com La Cascata Cia. Cômica. Ludoteca.

14. Domingo, 16h00.

A Festa dos Orixás

Brincadeiras em roda com os ritmos de samba de roda e afoxés com elementos dos gestos da Dança dos Orixás. Com Cia. Caixa de Fuxico.

15. segunda, 16h00.

Histórias Extaordinárias com Objetos Cotidianos

Como o uso de objetos comuns, como espanadores, pregadores de roupa, canetas e um grande etc, pode ajudar na narração de uma história. A oficina apresenta técnicas de manipulação e os critérios de escolha dos objetos, relacionando cada um a um determinado personagem. Com Cia. Prosa dos Ventos. Ludoteca. Livre.

21. Domingo, 16h00.

Máscaras de Palhaços de Folias de Reis

Construção de máscaras inspiradas no espetáculo Folias sagradas. Com Grupo Folias e Folguedos. Ludoteca.

28. Domingo, 16h00.

NO QUINTAL DO SESC

Brincadeiras de Rua

Mãe da rua, barra manteiga, amarelinha, pular corda... entre outras, são brincadeiras divertidas para todas as crianças brincarem no quintal e na rua de casa. Incrições no local. Vagas limitadas. Recanto Infantil. Livre.

02. Terça, 14h30.

Cantados e Ritimados

As crianças poderão vivenciar brincadeiras, danças e jogos que envolvem o universo da cultura popular brasileira. Vagas limitadas. Recanto Infantil. Livre.

02, 07. Terça e Domingo, 14h30.

Confecção de Móbiles

Dobraduras diversas, partindo de técnicas simples de origami estimulam a criatividade e desperta a concentração. Vagas limitadas. Recanto Infantil. Livre.

14. Domingo, 14h30.

Misturando as Raquetes

Badminton, tamboréu, quimbol, frescobol, mini tênis. A proposta é despertar o gosto e o interesse pelas modalidades sempre misturando as raquetes. Vagas limitadas. Recanto Infantil. Livre.

13, 28. Sábado e Domingo, 14h30.

EXPOSIÇÕES

Quando o Mundo era Criança

100 obras criadas pelas crianças do Programa Curumim por meio de técnicas de pintura aquarela. Espaço Jovem. Livre.

De 01/10 a 30/12, 9h00 às 17h00

Está no Ar

O universo invisível das partículas e das substâncias que compõem o ar que respiramos. Como estes elementos se apresentam nas grandes metrópoles, como interferem no funcionamento do nosso corpo e o que está ao nosso alcance para contribuir positivamente para a qualidade do ar. Agendamentos na Central de Atendimento. Sede Social.

Até 30/12. Quarta a Domingo e feriados, 10h00 às 17h00.

Eu, Tu, Água

Exposição interativa focada nas boas práticas para a conservação deste bem comum, além de uma exposição de documentários, poesia e artes plásticas. Hall da Internet Livre. Livre.

Até 30/12. Quarta a Domingo e feriados, 9h00 às 17h00.

Água Viva

10 totens cilíndricos que contém lixo em meio aquático, mostrando a importância da destinação correta desses materiais e o tempo em que demoram a entrar em decomposição no meio aquático. Lago.

Até 30/12. Quarta a Domingo e Feriados, 10h00 às 17h00.

CANTO DAS ARTES

O programa Canto das Artes apresenta ao público obras da Coleção SESC de Artes Brasileiras e da mais recente produção no campo das artes visuais. A cada período, diversos temas serão abordados de maneira multidisciplinar.

Uma Pedra no Sapato

A cidade vive em contínua mudança, construção de ruídos, notícias populares e de mistérios cotidianos. Neste sentido, a obra 'História de uma pedra no sapato', de Branca de Oliveira (1980), faz uma reflexão sobre as possíveis causas de um homem caído na escada. Sede Social. Livre.

Até 18/12. Quarta a Domingo e feriado, 9h30 às 17h00.

FILMES

Vale das Flores

(Título original: Valley of Flowers; Dir.: Pan Nalin; Índia, França, Japão, 2007, 120 minutos).

Lenda do Himalaia sobre a força do amor contra a inevitável morte. Um conto surpreendente que começa no século XIX e vai até os tempos modernos, em Tokyo. Teatro.

Não recomendado para menores de 14 anos

14. Domingo, 14h00.

Festival Mix Brasil

O Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade, organizado pela Associação Cultural Mix Brasil, tem por objetivo promover o respeito e a livre expressão da diversidade sexual, buscando novas perspectivas para a compreensão da comunidade LGBT, distintas de preconceitos, fomentando a tolerância e respeito, promovendo a cidadania e o combate a toda e qualquer forma de discriminação homofóbica.Todos os anos, ao final da edição principal do Festival no mês de novembro, acontece a Itinerância, constituída por programas de curtas nacionais que integraram a mostra competitiva e 2 ou 3 longas que viajam por várias cidades e capitais brasileiras além de serem programados para diversos Festivais ao redor do mundo. Consulte programação no site. Teatro. Não recomendado para menores de 18 anos

20, 21. Sábado e Domingo, 16h00.

MULTIMÍDIA E INTERNET

OFICINAS

Busque Cultura!

Que ferramentas de busca você conhece na Internet? Saiba que o mundo virtual oferece muitas opções para quem precisa procurar dados, informações ou simplesmente saber mais sobre um assunto específico. Nesta oficina, elementos e objetos de diversas culturas serão trazidos para nosso espaço e investigados por meio destas ferramentas. Vagas limitadas. Internet Livre.

13, 14. Sábado, 10h00 às 11h00e Domingo, 14h00 às 15h00.

Expedição Virtual: Vamos à África?

A atividade abordará a cultura e a arte deste importante continente repleto de conceitos históricos, mitos e curiosidades. Visita Virtual pelo Google Street, Google Earth00e pelo 360°. Comemoração do dia da Consciência Negra e discussão sobre o conceito de viagens virtuais com troca de experiências entre os participantes. Internet Livre. Retirada de ingresso com 1 hora de antecedência. 15 Vagas. Grátis.

20. Sábado, 14h00.

CURSOS

Introdução à Internet para Adultos

Curso de introdução ao uso do computador e da Internet para adultos. 20 vagas. Para maiores de 18 anos

Até 9/12. Quintas, 15h00 às 17h00.

Projeto Multimídia

Curso voltado a alunos já aprovados em módulos anteriores da Internet Livre com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a web 2.0 e recursos digitais. A partir de 14 anos. Inscrições no local. Grátis.

Até 10/12. Sexta, 14h00.

Encontro da Terceira Idade

ESPECIAL

Jogos de Mesa

Espaço livre para recreação com jogos de tabuleiro como damas, dominó e xadrez. Varanda da Ludoteca.

19. Sexta, 10h00 às 13h00.

OFICINAS

Chaveiro de Sementes

Técnica que envolve sementes da Mata Atântica na construção de belas peças artesanais. Hall da Ludoteca. Inscrições no local. 30 Vagas.

19. Sexta, 10h00e 11h00.

Arte em Espelho

Confecção e criação de lindos vitrais em espelho para serem usadas e aplicadas na decoração e no que mais a imaginação mandar. Inscrições no local. Hall da Ludoteca. 30 Vagas.

19. Sexta, 10h00e 11h00.

Contando Causos

O espetáculo é resultado de um processo artesanal baseado no livro homônimo do mestre Rolando Boldrin e abre, ao espectador, gavetas contendo memórias do povo brasileiro. Os mais inusitados causos, cantigas, músicas, costumes, lembranças e religiosidade da nossa cultura. O anonimato desvelado dos corpos que habitam as ruas, os lares, os bares e as igrejas da cidade de São Paulo e de outras regiões foram observados pelas atrizes e utilizados como fonte de inspiração à criação das cenas. Ludoteca.

19. sexta, 11h00.

Banda San Marco

Com repertório eclético, a banda interpreta grandes sucessos do samba, forró, bolero, mambo, entre outros ritmos dançantes. Ginásio. Livre.

19. Sexta, 14h00

Dança Integrativa

Aula aberta de dança com Mestre Tico e o Grupo Afromix. Ginásio. Livre.

19. Sexta, 13h00.

Café, Poesia e Violão - Histórias Musicais

Conte suas histórias, através das composições que marcaram época e pessoas. Com Marcel Martins (cavaco de 5 cordas), Gabriel Deodato (violão de 7 cordas) e Aldo bueno (voz e percussão). Participação especial do Grupo Vivências Teatrais do SESC Interlagos.

19. sexta, 9h30 às 11h00.

Oficina de Cultivo de Plantas

Oficina especial de cultivo de plantas para encontro da terceira idade. Viveiro de Plantas.

19. Sexta, 10h00.

Oficina de Culinária Temática

Culinária especial para encontro da terceira idade. 50 vagas. Retirar senha no local com 1 hora de antecedência. Sala Multiuso do Viveiro.

19. Sexta, 11h00 às 12h30.

VIRADA ESPORTIVA 2010

O evento consiste na realização de diversas atividades esportivas, recreativas, de lazer e cultura, na cidade de São Paulo, em locais públicos e privados, nos dias 20 e 21 de novembro. Serão 24 horas seguidas de práticas esportivas por toda a capital paulista.

Festivais Esportivos

Participe dos festivais de modalidades esportivas tradicionais e desafie seus amigos. Quadras Externas.

20. Sábado, 15h00 às 18h00.

Festival de Futebol Soçaite

Torneio realizado entre equipes formadas por participantes da recreação orientada e público em geral. Inscrições no local. Campo Sintético.

20. Sábado, 18h00 às 23h00.

Maratona de Tênis

Venha participar e demonstrar sua habilidade. Quadra de Tênis.

20. Sábado, 16h00 às 22h00.

Dança de Rua

Aprenda a dançar e abuse da criatividade nesta aula. Ludoteca.

21. Domingo, 10h00 às 12h00.

No Meio da Rua

A rua sempre foi sinônimo de espaço para diversão e prática de jogos. O SESC Interlagos promove jogos, festivais e brincadeiras na Alameda em frente à portaria, na Praça dos Trabalhadores do Comércio. Grátis. Inscrições no local.

Festival de Futebol de Rua 15h00.

Brincando de Skate 16h00.

Festival de Vôlei de Rua 17h00.

Bolinha de Gude 10h00.

Futebol 4 Gols 10h00 às 12h00.

Vôlei de Rua 17h00.

20, 21. Sábado e Domingo.

Ginástica Integrativa

Uma aula de ginástica para todas as idades se divertirem praticando seu esporte favorito. Inscrições no local. Praça Trabalhadores do Comércio.

20. Sábado, 16h00.

Com a Corda Toda!

Vivência e demonstração de rope skipping, técnica de pular corda, combina movimentos de acrobacias aéreas e de solo, individuais e coletivos, associados ao ritmo ditado pelo movimento que pode ser acompanhado de música. Livre.

15, 20, 21. Sábado, Domingo e feriado às 14h30

 

Serviço:

SESC Interlagos
Avenida: Manoel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial
Ingressos:
Comerciário Matriculado: Grátis
Outros: de R$1,50 a R$7,00
Estacionamento: R$7,00. Capacidade de 500 veículos
Informações: 5662-9500, 0800118220, www.sescsp.org.br