Prefeitura inaugura primeira UPA 24 horas da cidade no Campo Limpo

São Paulo inaugurou no ultimo sábado (12) a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade na Vila Maracanã, ao lado do Hospital Campo Limpo, na Zona Sul. O equipamento, que funcionará a partir de segunda-feira (14), operará sete dias por semana, incluindo os feriados e conta com 11 consultórios médicos, 38 leitos e quatro especialidades diferentes, além de realizar exames de raio-x, eletrocardiograma e laboratoriais. A nova unidade terá capacidade para fazer mil atendimentos por dia.

De acordo com o prefeito Fernando Haddad, a cidade terá, até 2016, 41 novas UPAs entre as que serão construídas em parceria com o Ministério da Saúde e os atuais prontos atendimento e socorros que serão credenciados para o atendimento no novo modelo. As UPAs se somarão com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Integrais e a Rede Hora Certa. “A fila da saúde estava subindo 25% ao ano. A cidade chegou a mais de 800 mil procedimentos aguardando agendamento. Pela primeira vez na história, em 2013, a fila caiu 21% e nós vamos continuar derrubando a fila. O ultrassom levava sete meses em média para ser agendado e agora caiu para três meses e vamos buscar ações para que o SUS atenda como um plano de saúde particular”, afirmou o prefeito.

A primeira UPA 24h da cidade é tipo III e conta com uma área de quase 3 mil metros quadrados com consultórios informatizados e sistema de prontuário eletrônico. O módulo, em fase de implantação, integrará as informações médicas dos pacientes no SIGA para facilitar o acesso aos dados e permitir o acompanhamento clínico pelas equipes do equipamento. Quem passar pela unidade contará também com o serviço de classificação de risco, onde o usuário é atendido por uma equipe de enfermagem assim que chega à unidade, recebendo avaliação de seu estado de saúde. A classificação varia do maior para o menor risco possibilitando que haja uma priorização dos casos mais graves. Mais de 1,1 milhão de habitantes de Campo Limpo e M’Boi Mirim serão beneficiados com o equipamento de saúde.