Calçadas para deficientes visuais

Pisos especiais

Para orientar pessoas com deficiência visual é importante também colocar os pisos táteis de alerta e direcional. Desta forma, você dá autonomia e segurança para que essas pessoas possam circular pela cidade.

Piso tátil direcional

Este é o piso que direciona as pessoas com deficiência visual. Ele é formado por feixes salientes retangulares em paralelo  que, como sugere o próprio nome, indica a direção a ser seguida.

Ele é instalado formando uma faixa que acompanha o sentido do deslocamento e tem a largura variando entre 25cm a 60cm.

Foto da calçada de concreto com faixa de piso tátil

O piso direcional deve ser usado em calçadas largas e de grande circulação, indicando o caminho a ser percorrido e em espaços muito amplos. Um exemplo é a Avenida Paulista.

Piso tátil de alerta

É usado para sinalizar situações que envolvem risco de segurança. Esse piso tem de ter cor contrastante com a da calçada - usualmente pede-se a cor amarela. Este piso pode ser encontrado em lojas especializadas. Esse tipo de piso é usado para alertar as pessoas com deficiência visual.

Quando elas passam com a bengala ou notam a textura diferente do piso com a sola do sapato, já sabem que terão um obstáculo à frente: seja uma travessia, um poste, uma árvore ou um telefone público.

Critérios de instalação

Usar em obstáculos suspensos entre 0,60m e 2,10m de altura, que sejam maiores na parte superior do que na base. A superfície em volta do objeto deve estar sinalizado em um raio mínimo de 0,60 metro. Exemplo: caixas de correio.