Butantã completa 117 anos e você faz a festa no Parque Chácara do Jockey

Fim de semana dos dias 10 e 11 de dezembro contará com programação cultural, gastronômica e esportiva

O Butantã comemora 117 anos no próximo dia 16 de dezembro, mas a festa vai ser antecipada para o fim de semana de 10 e 11 de dezembro com atrações e atividades acontecendo o dia todo no Parque Chácara do Jockey, mais novo pronto de atração da região.

Já na sexta-feira, dia 9, começa a funcionar uma feira gastronômica, com food trucks e barracas com os mais variados tipos de comida. Esta atração funciona o dia todo durante todo o fim de semana.

O palco de shows será montado no gramado central do parque para uma variedade de shows musicais com artistas variados.

Paralelamente acontecem várias atividades espalhadas pelo parque, como escolinha de bike para as crianças (quadra), oficina de futebol de mesa (área de convivência, junto à caixa d’água), corrida infantil (junto às arquibancadas do campo, na manhã de domingo), oficina de rúgbi (domingo) e muito mais.

Clique aqui para a inscrição prévia na Corrida Infantil

O grupo Katinguelê, que inicialmente havia tido a participação confirmada por empresários, não se apresentará na festa

BUTANTÃ

Em 16 de Dezembro de 1899 foi solicitada a instalação do Instituto Butantan. O oficio Nº 185, emitido por Adolfo Lutz ao diretor de Serviço Sanitário, foi o primeiro ato oficial dando conta da existência da região

O Dia do Butantã foi oficializado como 16 de Dezembro pelo decreto Lei Nº 8.337, de 16/12/1975, pelo então prefeito Olavo Setúbal

O nome Butantã vem do indígena Ybitanta que significa taipa de terra roçada em alusão ao forte Emboaçaba. O Butantã estava no caminho para o Forte Emboaçaba. Em um documento de 1592 está registrado como Ubutantã, seguindo a corruptela de Ybitanta: Ubutantã, Botanta, Butantan e, finalmente, Butantã
O Butantã, em seus cinco distritos, somava, segundo o Censo de 2010, 428.217 habitantes. Estima-se hoje que este número esteja perto dos 500 mil.

A região é marcada pela grande diversidade social, passando pelo Morumbi, que abriga percentual expressivo do PIB do país, por amplas regiões de classe média no Butantã e Vila Sônia, chegando a áreas mais carentes e periféricas no Rio Pequeno e Raposo Tavares.

A área reúne expressivo número de pontos de interesse cultural, ecológico, esportivo e político/econômico, como o Instituto Butantã; Cidade Universitária com o Museu do Crime, MAC, Museu Oceanográfico e muito mais, o Palácio dos Bandeirantes; Jockey Clube; Estádio do Morumbi; Fundação Maria Luiza e Oscar Americano; Capela do Morumbi; Casa da Fazenda; Casa do Sertanista; Casa do Bandeirante; Casa de Vidro além de parques, muitos parques: Alfredo Volpi, Previdência, Luís Carlos Prestes, Raposo Tavares e a novidade Parque Chácara do Jockey.

 

Texto: Maurício Celso Martins