Grafite toma conta de muro do novo Parque Chácara do Jockey

História e personagens do espaço inspiram artistas locais e convidados

Parte da programação de inauguração do Parque Chácara do Jockey, um mutirão de grafite reuniu artistas locais e convidados de várias regiões da cidade para pintar o muro de arrimo da Avenida Monsenhor Manfredo Leite, que ladeia a área verde. Inspirados pela mata nativa, história e personagens do espaço, que serviu de apoio no treinamento de jóqueis e seus cavalos na década de 1970, os grafiteiros construíram um mural coletivo de diferentes traçados.

“A multiplicidade de estilos espelha o que vemos na cidade toda”, explica a produtora cultural Adriana Yuki, curadora do projeto. O painel integrado traz trabalhos de artistas da região do Butantã, como do grafiteiro e arte educador Glor, e de convidados como Biofa e Malaca, que atuam na zona norte de São Paulo.

Veja imagens do painel

Além de integrar a variedade de traços e colorações, a curadoria buscou dar visibilidade ao trabalho de grafiteiras de diferentes gerações. “Buscamos a equidade de gênero, dando espaço para mulheres que não costumam atuar em grandes projetos”, completa Yuki. Prova disso é a assinatura do Coletivo Duas no painel, que conta com uma grafiteira de apenas 14 anos.

O resultado é um colorido muro que se estende por toda a avenida e traz referências ao verde, jóqueis, amazonas, índios, cavalos e da efervescente veia cultural do Butantã, em que se destaca, claro, a arte do grafite.

 

Texto: Helga Monteiro Ventura
Imagens: Maurício Celso Martins