Chácara do Jockey é aberta ao público como parque municipal

Com 143,5 mil m², novo parque reúne equipamentos de educação, cultura, esportes e lazer. Além do maior skatepark de São Paulo, área conta com duas escolas, quadra poliesportiva, campos de futebol, FAB LAB e espaços como lago e local para piquenique

De Secretaria Executiva de Comunicação
Fotos: Maurício Celso Martins, Juliana Campos e Helga Monteiro Ventura - SPBT

“Esse era um espaço da elite do Jockey Club, e só quem entrava fora eles, eram os meninos que jogavam futebol no Pequeninos do Jockey, mas depois dos treinos, eles saíam. A comunidade ficava do lado de fora e o acesso não existia. Todos viam essa área bonita e queriam estar aqui dentro, com um parque que nunca tivemos. Nós não pulamos o muro e agora estamos entrando aqui de cabeça erguida. Agora, somos os donos desse parque”, afirmou Vera Lúcia Baldino Machado, 67 anos, que mora há 40 anos na região do entorno da Chácara Jockey, no Butantã.

VEJA AS FOTOS DA INAUGURAÇÃO (30/04)

Cerca de 10 mil pessoas aproveitaram a manhã deste sábado (30/04) o primeiro dia do agora Parque Municipal Chácara do Jockey, que após 30 anos de luta, foi entregue para a população paulistana. Com 143,5 mil m², o local, além das áreas verdes, mistura espaços para educação, esportes, cultura e locais de contemplação.


No domingo (1/06) foi a vez do cantor Alceu Valença comandar a festa. 15 mil pessoas estiveram presentes no show do pernambucano, às 16h. Canções como Forró Lunar, Morena Tropicana e Manga Rosa fizeram parte do repertório apresentado pelo artista. 

VEJA FOTOS DO SHOW DE ALCEU VALENÇA (01/05)

Além do maior skatepark da cidade de São Paulo e um dos três maiores circuitos públicos do Brasil, a área adquirida pela Prefeitura ganhou duas escolas de Educação Infantil (EMEI e CEI), uma quadra poliesportiva e uma extensa pista de caminhada. Os dois campos de futebol foram revitalizados e as construções originais da Chácara, como coreto, redondel, prédio administrativo e salão de festas foram recuperadas. O local ganhou mesas, bancos, pergolado, playground, praça para piqueniques e banheiros com acessibilidade. Mais de 250 árvores foram plantadas no novo parque, que foi iluminado com mais de 150 lâmpadas de LED.

“Isso aqui é de vocês (moradores), em caráter definitivo, ninguém toca e ninguém mexe. Quem tinha medo que esse terreno viraria prédio, esqueça. Os prédios são bem-vindos onde pode. Aqui não era lugar para isso. Tem pouca área verde na cidade de São Paulo e estamos correndo atrás de outras”, disse o prefeito Fernando Haddad, que visitou todo o parque neste sábado (30).

Para virar um parque, a Chácara do Jockey ainda teve seus muros demolidos e substituídos por gradis, como forma de conectar o espaço à cidade. As calçadas do entorno foram requalificadas, com a colocação de piso tátil. Também foram abertos seis portões de acesso, tendo como prioridade pontos próximos a paradas de ônibus e à Ciclovia Pirajussara. Dentro do parque, foram feitos processos de terraplanagem, abertura dos passeios com terra batida e solocimento. A Prefeitura também realizou ainda o desassoreamento do lago para evitar alagamentos na área e melhorar a drenagem em períodos de chuvas.

Somente na transformação da área de monta do Jockey Club para o Parque Municipal Chácara do Jockey, foram investidos mais de R$ 20 milhões. “Quem vem pela primeira vez, talvez, ache que já estava assim. Não. Não estava assim. Foi um ano e meio de muito trabalho e recurso investido para que ficasse assim como um parque, mas ele ainda precisa se desenvolver e amadurecer como parque. Nenhum parque fica pronto do dia para noite. Um parque cresce e amadurece. Um dia o Chácara do Jockey será como o Parque Ibirapuera, um parque pleno”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão.

Além da abertura do espaço para a população, o primeiro fim de semana do Parque Municipal Chácara do Jockey tem atividades culturais e recreativas previstas para o sábado (30) e domingo (1º). “O parque que está entregue hoje é um parque completo. Aqui tem cultura, lazer e contemplação, efetivamente um parque urbano integral, que é de vocês da comunidade”, disse o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.

“Andei muito pelo parque nos últimos dias e descobri que ele tem voz própria, tem vida e tem alma, então, só nos resta parabenizar”, afirmou o subprefeito do Butantã, Ives Campos Lazarini.

Em uma segunda etapa do projeto, o Parque Municipal Chácara do Jockey ganhará ainda um polo cultural, que contará com oficinas, produção artística e exposições, onde antigamente funcionavam as cocheiras da Chácara do Jockey. Enquanto o espaço não é inaugurado, o visitante já poderá usufruir da Praça da Balança, onde há um pequeno anfiteatro ao ar livre e mesa de trabalho, e do Fab Lab, o 12º laboratório de produção digital público do município, equipado com impressoras 3D, plotter de recorte, cortadora a laser e osciloscópio digital. Até o segundo semestre de 2016, a Prefeitura também abrirá o Laboratório de Experimentação e Inovação Audiovisual (LEIA).

“Ao longo dos anos, várias vezes tentamos abraçar o parque como símbolo. Nunca conseguimos abraçar o parque. Agora é o parque que nos abraça”, afirmou o padre Darci Bertolini, pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, um dos líderes que lutou pela implantação de um parque na área da Chácara do Jockey.


Histórico
Em dezembro de 2014, a Prefeitura publicou decreto criando o Parque Municipal Chácara do Jockey. A área pertencia ao Jockey Club de São Paulo e foi declarada de utilidade pública para desapropriação pela administração municipal, sem gasto de dinheiro público. O valor da indenização pela desapropriação foi compensado por uma dívida de IPTU, de aproximadamente R$ 133 milhões, do Jockey com a administração municipal.

Estavam presentes na inauguração do Parque Municipal Chácara do Jockey, os secretários municipais Gabriel Chalita (Educação), José de Lorenzo Messi (Esportes, Lazer e Recreação), Felipe De Paula (Direitos Humanos), João Sette Whitaker (Habitação), Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana), Maria do Rosário Ramalho (Cultura), Alberto Serra (Serviços), Denise Motta Dau (Políticas para Mulheres), Maurício Pestana (Promoção da Igualdade Racial) e Nunzio Briguglio (Comunicação).

Serviço:
Parque Chácara Jockey
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Portões de Acesso:
Av. Prof. Francisco Morato, altura do nº 5257
Av. Pirajussara, altura do nº 4748
Rua Santa Crescência, 323

Como Chegar?
Ciclovia Pirajussara (Av. Pirajussara / Av. Eliseu de Almeida) – paraciclos disponíveis nos Portões da Av. Prof. Francisco Morato, altura do nº 5257, e da Av. Pirajussara, altura do nº 4748

Linhas de ônibus:
• 809L-10 Campo Limpo / Lapa
• 8026-10 Jd. Ingá / Butantã
• 746H-10 Jd. Jaqueline / Santo Amaro
• 6250-10 Jd. Jaqueline / Terminal Bandeira
• 8605-10 Terminal Campo Limpo / Terminal Bandeira
• 8075-10 Terminal Campo Limpo / Metrô Butantã
• 857A-10 Terminal Campo Limpo / Metrô Santa Cruz