Butantur agora é escolar

Projeto que lançou passeio turístico na região chega aos alunos da rede pública

Roteiro turístico pela região do Butantã, que fez sucesso no aniversário do bairro em 2013, volta a circular, desta vez, destinado a atender estudantes da rede pública municipal. O transporte, que levou moradores a inúmeras atrações da área, como o Estádio do Morumbi, Jockey Club, Instituto Butantã, Palácio dos Bandeirantes e Casa de Vidro, agora se destina a um espaço específico, que ofereça o acompanhamento e orientação de guia para aprofundar a experiência do passeio.

O projeto é uma iniciativa da Subprefeitura Butantã, com realização da Diretoria Regional de Ensino – DRE Butantã, a partir de verba de emenda parlamentar. A ideia é atender mais de 4 mil crianças, na região que concentra 40 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Veja mais imagens do projeto

Os passeios já estão em andamento e se estendem até dezembro. Contemplam crianças de diversas idades. No Parque Afredo Volpi, a garotada do infantil (faixa etária de 5 anos) da EMEI Professor Antonio Carlos Pacheco e Silva recebeu orientação sobre a fauna e flora local e a função do monjolo (uma das mais antigas máquinas de socar grãos movidas a água inventadas pelo homem) já que a área verde era uma antiga fazenda. Os pequenos se divertiram a valer e soltaram preciosidades como quando perguntados sobre o que encontrariam no local: “O Saci?” e qual a diferença da tartaruga e o cágado: “são primos de primeiro grau”.

Alunos do 8º e 9º anos da EMEF Daisy Amadio Fujiwara conheceram o Museu de Microbiologia do Instituto Butantã e receberam informações sobre a descoberta da vacina da varíola, a partir da mesa onde eram depositados os bezerros contaminados. Para mostrar como as mãos concentram espécies variadas de bactérias e fungos dois voluntários deixaram suas digitais em placas de petri (recipientes utilizados para a cultura de micróbios) que foram entregues às professoras para uso auxiliar em aula.


Texto e imagens: Helga Monteiro Ventura