Biblioteca Camila Cerqueira César reabre para a população

Depois de reforma de mais de 700 mil reais, biblioteca reabre com a exposição “Linhas da Vida”, do Grupo Mãos de Ariadne

Na última sexta-feira o Jardim Bonfiglioli ganhou de volta um dos mais queridos equipamentos de cultura da região com a reunauguração da Biblioteca Municipal Camila Cerqueira César, reaberta após passar por uma ampla reforma e modernização de suas instalações. O prefeito Fernando Haddad compareceu para reinaugurar a biblioteca juntamente com o secretário municipal da Cultura, Nabil Bonduki.

Clique aqui e veja as fotos da reinauguração da biblioteca

"Estamos transformando as bibliotecas em pequenos centros culturais em cada bairro da cidade. As bibliotecas são os equipamentos de maior capilaridade dentro da Secretaria Municipal de Cultura. A gente entende que se somarmos com as bibliotecas dos CEUs, nós temos 109 bibliotecas na cidade de São Paulo – na média, mais do que uma biblioteca por distrito da cidade– um objetivo importante, que está no Plano Diretor, inclusive. A gente tem condição de chegar nisso se nós transformarmos as bibliotecas em espaços que são também espaços de ação transversal da cultura", disse Bonduki.

Com um investimento da Secretaria Municipal de Cultura de R$ 733 mil, as obras contemplam toda a infraestrutura da edificação, incluindo a substituição de toda a cobertura e forro; novas instalações elétricas; mudança de layout e substituição de todos os pisos e revestimentos, além da acessibilidade total. A área externa também foi redesenhada, tornando-se um espaço de convívio com bancos e mesas e recebeu tratamento paisagístico.

O projeto de reforma e qualificação foi assinado pelos arquitetos Larissa Di Ciero Ferradás e Giuliano Rubens Pieri, da área de Gerenciamento Técnico de Obras da Secretaria Municipal de Cultura.

A biblioteca recém-inaugurada abriga até o final deste mês a exposição “Linhas da Vida”, do Grupo Mãos de Ariadne. A mostra homenageia uma bordadeira talentosa e conta, por meio de suas linhas coloridas e tecidos bordados, a trajetória de um grupo de mulheres que se encontra para bordar. A programação completa do equipamento pode ser conferida no site da Secretaria Municipal de Cultura.

Texto: Com Secretaria Executiva de Comunicação
Fotos: Maurício Martins