Biblioteca Camila Cerqueira César reabre após reforma e modernização

Programação de reabertura conta com apresentações musicais, exposição e espetáculo teatral

 

Nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, a partir das 11h, a Biblioteca Municipal Camila Cerqueira César reabre suas portas totalmente renovada, depois de uma ampla reforma e modernização de suas instalações. Com um investimento da Secretaria Municipal de Cultura de R$ 733 mil, as obras contemplam toda a infraestrutura da edificação, incluindo a substituição de toda a cobertura e forro; novas instalações elétricas; melhor aproveitamento da área interna por meio de um novo layout e substituição de todos os pisos e revestimentos, além da acessibilidade total. A área externa foi redesenhada, tornando-se um espaço de convívio com bancos e mesas e recebeu tratamento paisagístico.

Veja mais imagens da biblioteca

O terreno total tem 1730 metros quadrados, considerando a área externa de 1230 e a de plantio de 835 metros quadrados. O prédio possui salas infantil e de cursos --que se chama agora "Tonzeca", personagem da escritora que homenageia a biblioteca-- leitura e acervo, além de três vagas de estacionamento.

O projeto de reforma e qualificação é assinado pelos arquitetos Larissa Di Ciero Ferradás e Giuliano Rubens Pieri, da área de Gerenciamento Técnico de Obras da Secretaria Municipal de Cultura.

Na reabertura, o prefeito Fernando Haddad e o Secretário Municipal de Cultura Nabil Bonduki estarão presentes. Neste dia, integra a programação um show especial de percussão, do grupo Treme Terra. Os integrantes trabalham com a valorização e difusão da cultura afrobrasileira desde a sua fundação em 2006, no Morro do Querosene, no bairro do Butantã.

Já a exposição “Linhas da Vida”, do Grupo Mãos de Ariadne, fica em cartaz até o dia 31 de outubro. A mostra homenageia uma bordadeira talentosa e conta, por meio de suas linhas coloridas e tecidos bordados, a trajetória de um grupo de mulheres que se encontra para bordar.

Uma semana depois, no dia 10, às 10h, o local recebe um cortejo musical, do Núcleo Pé de Zamba. Nesta apresentação, quatro músicos, um palhaço e um malabarista circularão pelo entorno da biblioteca, tocando músicas tradicionais do cancioneiro popular e temas de circo.

A partir das 11h30, a Cia. Lira dos Anjos apresenta a peça “O Ganso de Ouro”. Inspirado em um conto dos Irmãos Grimm, o espetáculo interativo narra a história de Joãozinho, um menino que sai em uma aventura para salvar o reino e conquistar o coração de uma princesa que não sorri. Às 12h30, Guilherme Moscardini Trio faz uma homenagem aos compositores Gilberto Gil, João Bosco e Chico Buarque.

Serviço: Reabertura da Biblioteca Camila Cerqueira César – Rua Waldemar Sanches, 41 – Butantã, Zona Oeste. Tel. 3731-5210. Dia 2/10, 11h. Grátis

Confira a programação completa

Dia 2/10
REINAUGURAÇÃO
11h - SHOW DE PERCUSSÃO – GRUPO TREME TERRA
O grupo foi fundado em 2006, no Morro do Querosene, no bairro do Butantã. Os integrantes trabalham com a valorização e difusão da cultura afrobrasileira.

EXPOSIÇÃO
Linhas da vida – Grupo Mãos de Ariadne
A exposição homenageia uma bordadeira talentosa e conta, por meio de suas linhas coloridas e tecidos bordados, a trajetória de um grupo de mulheres que se encontra, também, para bordar.
De 2 a 31 de outubro

COMEMORAÇÃO DA REABERTURA
10 de outubro – Sábado

10h – CORTEJO MUSICAL – Núcleo Pé de Zamba
Quatro músicos, um palhaço e um malabarista/equilibrista circularão pelo entorno da biblioteca, tocando músicas tradicionais do cancioneiro popular e temas de circo. Livre.

11h30 – TEATRO – O ganso de ouro – Cia. Lira dos Anjos
Inspirado em um conto dos Irmãos Grimm, o espetáculo interativo narra a história de Joãozinho, um menino que sai em uma aventura para salvar o reino e para conquistar o coração de uma princesa que não sorri. Livre.

12h30 – APRESENTAÇÃO – GilJoão&Chico – Guilherme Moscardini Trio
O trio, com formação violão/voz, contrabaixo e bateria/percussão, faz homenagem aos compositores Gilberto Gil, João Bosco e Chico Buarque. Livre.

 

Texto: Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura
Imagens: Helga Monteiro Ventura