População conhece o projeto para o Parque Chácara do Jockey

Encontro na Subprefeitura Butantã contou com presença da vice-prefeita e de secretários municipais

O grande sonho de boa parte da população da região de transformar a antiga Chácara do Jockey em um parque público se torna a cada dia uma realidade mais próxima e palpável. Com obras já iniciadas com limpeza, paisagismo e troca de parte dos muros por grades, a mesma transparência permitida pelo novo cercamento do espaço se observa na condução dos trabalhos e projetos.

Clique aqui e veja as fotos da reunião

Na noite do último dia 1º de setembro a Sala Butantã, na Subprefeitura, ficou lotada por dezenas de moradores da região ávidos para conhecer o opinar sobre os prresojetos para o futuro parque. Para apresentar as novidades estavam a vice-prefeita Nádia Campeão, o secretário de Cultura Nabil Bonduk e o secretário adjunto do Verde e Meio Ambiente Romildo de Pinho Campello.

Clique aqui e veja a apresentação do projeto

O parque terá três núcleos distintos: o Pirajussara, junto à avenida do mesmo nome, contará com o lago, áreas de preservação, bosques e espaços para piqueniques, com churrasqueiras. O Núcleo das cocheiras será um grande centro cultural. Inicialmente terá uma área para múltiplos usos, um centro de produção e formação áudio-visual e, em um prédio de três andares, nunca concluído, deve receber um núcleo da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio-Ambiente e Cultura da Paz). A área junto à av. Francisco Morato concentrará as atividades esportivas, com campos de futebol, quadras, pista de caminhada e pista de skate.


“Estamos aqui hoje mostrando os primeiros passos para implantação do parque, mas a participação da população será uma constante no processo e todos serão ouvidos”, disse a vice-prefeita Nádia Campeão. Ela anunciou para o início do próximo ano a abertura do parque para o público. “Em março, algumas áreas e equipamentos já poderão ser usados pela população”, resumiu a vice-prefeita.

O próximo encontro com a população ficou marcado para o próximo dia 19, quando acontecerá uma visita guiada pela área da Chácara do Jockey. “É um orgulho muito grande ver o nascimento deste parque, que vai mudar a vida de tanta gente na região, principalmente pela forma participativa como vem acontecendo”, resumiu a subprefeita do Butantã, Maria Rosa da Silva.

Texto: Maurício Martins

Fotos: Maurício Martins e Ana Elisa Clarim