Ciclistas plantam árvore na Ciclovia Pirajussara em memória de Luiz Felippe Neto

Iniciativa celebra conquista do arquiteto que esteve à frente da Subprefeitura Butantã nos anos de 2012 e 2013

 

Nesta última sexta-feira (20/03), a Ciclovia Pirajussara recebeu o plantio de uma árvore de jerivá, palmeira nativa da Mata Atlântica, no trecho próximo à avenida dos Três Poderes, região onde morava o arquiteto e urbanista Luiz Felippe de Moraes Neto, que esteve à frente da Subprefeitura Butantã nos anos de 2012 e 2013. A iniciativa foi realizada por grupos de ciclistas para homenagear Neto por tornar realidade o projeto da ciclovia, antiga aspiração de moradores do Butantã. Luiz Felippe faleceu dia 15 de março.

O ato contou com a presença da mulher do arquiteto, Maria Lúcia Bellenzani, a filha do casal Flora Moraes e a Subprefeita do Butantã, Maria Rosa da Silva. “A escolha da espécie plantada na ciclovia foi muito feliz, porque além de ter raízes apropriadas para o local (abaixo está o Córrego Pirajussara) em tupi-guarani jerivá significa esteio do mundo, o que o Felippe foi e sempre será para minha família”, disse a viúva.

Veja mais imagens da homenagem

Membro da Associação dos Ciclistas Urbanos da Cidade (Ciclocidade), Letícia Freire acredita que a Ciclovia Pirajussara representa um avanço na luta pelos espaços compartilhados em São Paulo. “Essa conquista encabeçada pelo Felippe, que conheci em audiências públicas da região, é o caminho que buscamos”, explica.

Para o manobrista José Carlos Rocha, que se desloca de bicicleta na região há quatro anos, a construção da ciclovia acabou com o perigo que rondava os ciclistas na avenida Pirajussara. “Já cheguei a ser arremessado na calçada por duas vezes antes da ciclovia ficar pronta. Hoje pedalo tranquilo”, finaliza.


Texto: Helga Monteiro Ventura