Carnaval do Butantã: o legado chega na frente

Curso de Manipulação de Alimentos prepara comércio de rua para vendas na folia

 

Para garantir a qualidade e higiene dos alimentos e bebidas que serão comercializados no Carnaval do Butantã, que acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro na avenida Eliseu de Almeida, a Subprefeitura realizou no último sábado (17/01) o curso de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”. Orientado pela veterinária Débora Hiromi Takey, da Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis), o treinamento reuniu dezenas de comerciantes da região, entre 8h e 17h.

“Orientamos os participantes a aperfeiçoar as práticas de preparo e armazenamento dos alimentos para evitar doenças associadas ao consumo”, explica a médica. Para o caso específico da folia, a autoridade sanitária deu ênfase à importância de garantir a temperatura adequada dos alimentos pré-preparados, evitando a contaminação, e a atenção aos resíduos que possam atrair hóspedes indesejáveis, como pombas.

“Por determinação da Polícia Militar, também solicitamos aos comerciantes que as lixeiras ficassem dentro das barracas, para que não fossem usadas como possíveis armas”, finaliza. No curso composto por quatro módulos, a médica apresentou, ainda, o trabalho de Suvis, questões sobre a documentação necessária para o exercício da venda de alimentos, as instalações adequadas e imagens de estabelecimentos reais para que seja discutida a rotina de um comerciante dentro das regras da Vigilância Sanitária.

Para Edson do Nascimento Barbosa, 32 anos, que participa do Carnaval do Butantã pela segunda vez com venda de água, refrigerante e cerveja, a iniciativa foi positiva. “Com o curso aprendi como a higienização é essencial. Este ano terei palete (estrado de madeira que auxilia o transporte de produtos) em baixo de cada caixa térmica para evitar a proximidade com o chão e contaminação, além de muito álcool gel para limpar as mãos”, diz o vendedor. Os comerciantes receberam certificado de participação.

O Carnaval do Butantã vai contar com 22 barracas de alimentos e bebidas.

 

Texto: Helga Monteiro Ventura