Butantã faz 115 anos

Aniversário marca conquistas históricas para moradores da região

 De rota de passagem de bandeirantes e jesuítas a um bairro repleto de novos empreendimentos imobiliários, importantes equipamentos públicos, linha de Metrô e grandes instituições de ensino, o Butantã chega aos 115 anos, dia 16 de dezembro, com muito a comemorar. O aniversário do bairro, que reúne os distritos do Morumbi, Vila Sônia, Raposo Tavares, Rio Pequeno e Butantã, marca conquistas históricas de moradores como a Ciclovia Pirajussara e o Parque Chácara do Jockey.


Apontada pela população no Plano de Metas como a principal aspiração da região, a Ciclovia Pirajussara teve seu primeiro trecho concluído em meados do ano. No início de 2015 a região central do Butantã (próxima a estação de mesmo nome da linha 4-Amarela do Metrô) já estará ligada ao município de Taboão da Serra, em cerca de 5km de extensão, por ela.


A ciclovia vai atender, também, aos frequentadores do Parque Chácara do Jockey, outra reivindicação antiga dos moradores. Transformado em parque público este ano, o espaço de 140 mil metros quadrados, entre as avenidas Francisco Morato e Pirajussara, estava sendo aguardado há mais de duas décadas pela população.


Palco de espaços museológicos famosos, opções de lazer diversas e inovações gastronômicas, como o Butantan Food Park, o bairro ganhou, também, seu primeiro guia de pontos turísticos: a revista Butantur. A publicação de 24 páginas reúne as principais atrações da região, com informações em português, inglês e espanhol.


Veja a versão digital do Guia Butantur


Revitalizada este ano, com reforma conduzida por uma grande empresa que se instalou no bairro, a Praça Oliveira Penteado, no entroncamento do acesso à marginal Pinheiros e as pontes Eusébio Matoso e Bernardo Goldfarb, é mais um presente para o bairro aniversariante. De um espaço que antes era um problema de segurança pública, o local ganhou áreas ajardinadas, mobiliário moderno, espelho d’água e bicicletário. Uma luminosa árvore de Natal convida os frequentadores a visitar a praça, fechando com chave de ouro o ano de conquistas para o Butantã.

 

Texto: Helga Monteiro Ventura