Subprefeitura Butantã participa do Dia D de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti

Supervisão de Vigilância em Saúde do Butantã e a Subprefeitura marcam o Dia D de combate ao mosquito da Dengue e Chikungunya com limpeza pública e orientação educativa

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesse sábado (6), campanha de conscientização junto aos moradores do Butantã, a importância de combater e eliminar os criadouros do mosquito. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde para acontecer em âmbito nacional.

No Butantã, os pontos de encontros das equipes da Supervisão de Vigilância em Saúde do Butantã (SUVIS) com a equipe da Subprefeitura Butantã, foram nas avenidas que são cortadas por córregos, onde podem ser pontos estratégicos para o foco do mosquito. Um dos córregos da campanha foi o Córrego General Asdrubal da Cunha.

As equipes da Subprefeitura Butantã fizeram ao longo da via, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti como cata-bagulho, poda e roçagem e limpeza de córregos, enquanto a equipe de técnicos da Saúde intensificavam de casa em casa, orientação e atividades educativas para eliminação de criadouros distribuindo panfletos informativos.

Veja mais fotos

"Qualquer pequeno acúmulo de água, com intenso calor pode se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti", explica a técnica em saúde.

No caso da febre Chikungunya, a cidade de São Paulo ainda não registrou nenhum caso autóctone da doença. Diferente da dengue a febre chikungunya praticamente não produz óbitos, porém as dores articulares, nas juntas, podem durar muito tempo.

As ações de controle da dengue no município de São Paulo são ininterruptas  e ocorrem durante o ano todo em várias região da cidade e segue o Plano Nacional de Controle da Dengue que são divididas em preventivas e de bloqueio da transmissão. 
 

 

Texto e imagem: Érica Nagumo