Prefeito lança Plano de Chuvas de Verão

Iniciativa mobiliza várias secretarias da administração municipal e tem como objetivo minimizar o impacto do período chuvoso na vida dos paulistanos. Terão destaque ações das áreas de Defesa Civil, obras de infraestrutura, trânsito e comunicação

O prefeito Fernando Haddad assinou nesta sexta-feira (14) a portaria que institui o Plano Chuvas de Verão 2014/2015, que entra em vigor agora e se estende até 15 de abril do próximo ano. A assinatura do documento ocorreu na sede da Prefeitura, no centro da capital. Na ocasião, foram apresentados os planos de trabalho em andamento da Defesa Civil, as obras de micro e macrodrenagem em andamento para minimizar os transtornos, o plano implementado para reforma da rede semafórica e as ações de comunicação para orientar os cidadãos neste período.

"Nós estamos aperfeiçoando o nosso trabalho. No ano passado nós tivemos grande êxito. Neste ano, teremos um êxito ainda maior, sobretudo do que depende da ação da Prefeitura, porque há também algo que depende de uma ação da natureza. Não só foram aprimoradas todas as ações voltadas para a questão da zeladoria, mas sobretudo, alguns grandes investimentos foram feitos para dar mais tranquilidade para a cidade", afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Neste contexto, o prefeito lembrou dos investimentos realizados em obras de drenagem em diversos pontos da cidade e da reforma da rede semafórica da capital, em curso desde agosto de 2013.

Clique aqui e veja mais fotos do lançamento do Plano Chuvas de Verão

O lançamento foi acompanhado pela Subprefeita do Butantã, Maria Rosa da Silva, seu Chefe de Gabinete, Aloísio Barbosa Pinheiro e pelo coordenador da Defesa Civil no Butantã, Osório Hernandes de Oliveira. "Essa época do ano é para nós um período de alerta máximo e de trabalho intenso para que a população sinta o mínimo os esfeitos das chuvas fortes", disse a subprefeita. "É bom ver que podemos contar com o apoio de toda a administração municipal nessa empreitada", completou o coordenador da Defesa Civil.

Atualmente, a cidade possui três grandes obras para conter alagamentos nas regiões dos córregos Sumaré/Água Preta (zona oeste), Ponte Baixa e Cordeiro (zona sul). Além disso, dentro do Programa de Redução de Alagamentos (PRA), 27 obras de microdrenagem já foram concluídas e outras 26 estão em andamento, das quais 16 devem ser entregues até o final deste ano e dez têm previsão de término até março do próximo ano. Outras nove obras deverão ter início até fevereiro de 2015.

"Nós temos hoje em São Paulo o maior programa de drenagem que já foi tocado nesta cidade. Nunca tantas obras foram feitas concomitantemente. São R$ 4,8 bilhões [investidos] e nós conseguimos chegar nesse valor com apoio federal com o PAC [Plano de Aceleração do Crescimento]", afirmou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe.

Segundo Garibe, a atual capacidade de reservação da cidade é de 4,7 milhões de metros cúbicos. Após a realização de todas as obras previstas, esta capacidade terá um incremento de 52%, alcançando uma capacidade de 7,2 milhões de metros cúbicos.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, apresentou os números de semáforos recuperados desde o ano passado. Dos 4.800 semáforos previstos para serem reformados até agosto de 2015, 4.287 (90%) foram recuperados até o fim de outubro e, dos 1.400 nobreaks previstos para troca, 929 foram instalados no mesmo período. O dispositivo possibilita o funcionamento de semáforos mesmo sob queda de energia elétrica.

Entre as novidades apresentadas na ação deste ano está a criação de um grupo de arborização urbana, que será realizado pela Defesa Civil. "Queda de árvores na cidade é um dos pontos com maior incidência que acabam provocando alguns desgastes e desdobramentos, em envolvimento com a Eletropaulo", afirmou o coordenador geral da Defesa Civil, Milton Persoli. "Estamos introduzindo este grupo técnico para entender o que está acontecendo - e não entender somente como um fator natural, [se] choveu muito ou ventou muito, mas [buscando] uma explicação técnica. Este grupo tem a função de começar a estudar esse fenômeno que acontece na cidade", completou.

Além disso, as equipes técnicas da Defesa Civil atuarão na avaliação e na prevenção de riscos geológicos e ambientais, por meio de monitoramento hidrológico, observação de campo e conhecimento sobre áreas de risco ou com recorrência de inundações e deslizamentos. Nos casos de emergência, as equipes estarão ainda articuladas a ações de comunicação, ajuda humanitária e atendimento habitacional, saúde, apoio aos serviços públicos, ao trânsito e ao transporte.

No que diz respeito à comunicação, o novo plano insistirá no contato direto com a população. "Vamos desenvolver na Secretaria de Comunicação, junto com a Secretaria de Governo, uma ação publicitária, que tem o caráter de atividade pública e consiste em uma campanha voltada para o comportamento das pessoas. Nós sabemos que, com as chuvas de verão e o seus efeitos, a população de São Paulo infelizmente precisa ser advertida sobre os cuidados que deve tomar neste período", afirmou o secretário municipal de Comunicação, Nunzio Briguglio.

Entre as recomendações que serão reforçadas estão, por exemplo, o cuidado que os cidadãos devem ter com fios e cabos elétricos, a opção pela espera do fim das chuvas para seguir para o seu destino, uma vez que as tempestades de verão são breves, e o cuidado redobrado que deve ser dado às crianças durante as chuvas.

De modo complementar, a Prefeitura utilizará o seu portal como principal fonte de informações, estas voltadas não só à população, mas também à imprensa. "Como jornalistas que somos, nós entendemos que a falta e o desencontro de informações e a multiplicidade de interlocutores e fontes pode favorecer o sensacionalismo e gerar ainda mais intranquilidade na população", disse.

"Nós estamos trabalhando no sentido de melhorar aquilo que já vinha sendo feito pela cidade de São Paulo. No plano passado já se avançou muito, mas sempre é possível melhorar. Nós queremos aperfeiçoar constantemente o monitoramento técnico das condições que a cidade enfrenta neste período para melhorar a qualidade dos dados e [com isso] o nosso desempenho. Nós precisamos informar a população adequadamente, em tempo real. Nosso objetivo é diminuir os transtornos e os danos que possam ocorrer. Nosso objetivo é de evitar acidentes nas ruas, mas também nos locais de moradia, em especial os de maior vulnerabilidade", afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão, que atua como coordenadora do Plano Chuvas de Verão 2014/2015.

Texto: Secretaria Executiva de Comunicação com Maurício Martins - SPBT

Fotos: Maurício Martins - SPBT