Começam as obras do segundo trecho da Ciclovia Pirajussara

Equipamento viário fica pronto no começo de 2015 e vai completar ligação da rua Sapetuba, próximo ao Metrô Butantã, até o município vizinho de Taboão da Serra; trecho tem cerca de 2,5 km.



Apontado pela população no Plano de Metas como a maior aspiração dos moradores da região, a Ciclovia Pirajussara, que corre no canteiro central do corredor Eliseu de Almeida/Pirajussara, teve as obras de seu segundo trecho iniciadas na última segunda-feira, dia 3 de novembro. Esta etapa vai da rua Santa Albina até a divisa com Taboão da Serra.

VEJA FOTOS

“Já devemos começar 2015 com a Ciclovia Pirajussara ligando a região central do Butantã com Taboão da Serra. É um grande desejo do povo, apurado no Plano de Metas, e que vamos entregar já ao fim da primeira metade da gestão do prefeito Fernando Haddad”, comemorou Maria Rosa da Silva, subprefeita do Butantã. “E o principal é a segurança dos ciclistas, já que essa via sempre teve um grande movimento de bicicletas”, lembrou a subprefeita.


O primeiro trecho da Ciclovia Pirajussara ficou pronto em meados do ano. Segundo a última contagem da ONG Ciclocidade (ciclocidade.org.br), já com o primeiro trecho da ciclovia pronto, 650 ciclistas passaram pelo equipamento viário no período das 6h às 20h, número significativamente maior que o apurado em contagens anteriores. “Apesar da garoa implacável durante todo o dia (da contagem), os números foram mais uma vez expressivos e apontam para um crescimento sustentado dos deslocamentos de bicicleta no local”, diz o site da entidade.

Além da ligação com Taboão da Serra, este trecho da Ciclovia Pirajussara vai atender também aos frequentadores do futuro Parque Chácara do Jockey, equipamento público que será aberto ao público brevemente.

Os trabalhos de calçamento e sinalização básica de solo devem estar concluídos até os primeiros dias de janeiro. A sinalização vertical e a horizontal nos cruzamentos é de responsabilidade da CET, que ainda não definiu quando efetuará o serviço. A obra, realizada com recursos do orçamento da Subprefeitura Butantã, tem custo previsto de R$ 1.438.546,23 (sem contar a sinalização da CET), quase o mesmo valor do primeiro trecho, cujos recursos foram destinados através de emendas de parlamentares.
 

 

Texto e imagem: Maurício Martins