Prefeito propõe que coletivos culturais discutam ocupação da Chácara do Jockey

Haddad se reuniu com coletivos culturais da zona oeste e falou sobre necessidade de ampliação das discussões sobre modelo de uso e ocupação que será implantado nas cocheiras da Chácara do Jockey

De Secretaria Executiva de Comunicação

O prefeito Fernando Haddad se reuniu nesta quinta-feira (16) com grupos de coletivos de cultura da zona oeste da cidade para ouvir as principais demandas e debater projetos que possam ser implantados na região. Durante o encontro, realizado na Casa de Cultura do Butantã, Haddad enfatizou a necessidade de se ampliar as discussões com a comunidade local sobre o modelo de uso e ocupação que será implantado nas cocheiras da Chácara do Jockey.

Veja mais fotos do encontro

“São 432 cocheiras, 30 mil metros [quadrados] de área construída. Nós precisamos ouvir todo mundo e se essa decisão puder ser colegiada, melhor. Tem espaço para ateliê, tem espaço para estúdio, têm muitos músicos na cidade toda que precisam de um espaço. Nós não estamos falando do parque porque a área verde do parque será parque, nós estamos falando de uma parte que já está no âmbito da Cultura, sendo avaliada pelo Conpresp [Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, órgão responsável pelo tombamento das cocheiras]", afirmou.

No Butantã, representantes de coletivos de teatro, música e rádios comunitárias se pronunciaram a respeito de maior visibilidade das expressões artísticas da região, com auxílio financeiro do poder público em iniciativas como a do Programa Cultura Viva, que distribui Pontos de Cultura pela Cidade. Na região, quatro serão implementados até o final do ano. De âmbito federal, o programa tem como eixo principal valorizar ações culturais em locais de escassa oferta de equipamentos da pasta.

Este foi o terceiro encontro realizado com os coletivos para fortalecer as políticas culturais adotadas pelo município. O primeiro foi realizado em agosto deste ano com coletivos do extremo sul da cidade. Na semana passada, Haddad e sua equipe estiveram na região leste de São Paulo.

“A ideia dessas reuniões que estamos fazendo por toda a cidade é que seja um diálogo, na linha do Existe Diálogo em SP, que nós criamos em janeiro do ano passado, mas baseado também no encaminhamento, de fazermos o diagnóstico e já buscarmos encaminhar soluções concretas ou soluções de médio prazo que possam começar a equacionar o que está sendo levantado”, explicou o secretário municipal de Cultura, Alfredo Manevy.

Haddad também falou sobre os encontros, “Eu resolvi participar de reuniões que tivessem haver com a cultura. Eu fiz reunião com Saúde, reunião com Educação, com os ciclistas e eu queria ter mais tempo para falar sobre Cultura, para ouvir o que as pessoas que produzem cultura e que apreciam cultura estão pensando na cidade para a gente ir calibrando os nossos programas na área cultural”, disse o prefeito.

“Com essas reuniões nós somos estimulados a olhar para onde os olhos do prefeito e do secretário não podem chegar. Isso também contribui para o maior entendimento da máquina pública e também é muito importante para que o governo consiga realizar essas questões que levantamos”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Ação Cultural do CEU Uirapuru, Lica Dias.

A subprefeita do Butantã, Maria Rosa da Silva, também participou do encontro nesta quinta-feira.