Haddad participa de diálogo para definir ações na Chácara do Jockey

Encontro serviu para a discussão e elaboração dos primeiros projetos que poderão ser implementados no futuro parque municipal da zona oeste da cidade

De Secretaria Executiva de Comunicação

O prefeito Fernando Haddad participou na noite desta sexta-feira (15) de uma plenária com moradores da região do Butantã para a discutir ações e elaborar os primeiros projetos que poderão ser desenvolvidos na área da Chácara do Jockey, zona oeste. A transformação dos 145 mil metros quadrados do terreno em um parque público municipal foi anunciada pelo prefeito em julho deste ano. Haddad foi acompanhado na plenária pelo subprefeito interino do Butantã.

Veja mais fotos da plenária

Durante o encontro, Haddad destacou a importância do envolvimento da comunidade para identificar as principais necessidades do local e assim agilizar seu processo de entrega. “Se eu puder já ir tomando as providências antes da emissão da posse, quando o juiz der a emissão a Prefeitura já estará com a ordem de serviço para fazer as reformas para a abertura do parque para a cidade. É isso que nós estamos tratando aqui, o que é imprescindível para abrir o parque e, ao longo do tempo, nós vamos definindo a ocupação mais racional e mais meritória para a cidade”, afirmou o prefeito.

As diretrizes do projeto de implementação do parque também serão discutidas em uma audiência pública marcada para o próximo dia 25. Clique aqui e saiba mais

Na negociação com o Jockey Club, a Prefeitura pretende compensar o valor da indenização pela desapropriação pela dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de aproximadamente R$ 133 milhões que o Jockey tem com a administração municipal. “Para mim é uma grande felicidade ver esse parque sendo realizado neste bairro que estava sangrando. Há 24 anos eu abria a janela e via o horizonte, mas agora eu vejo apenas aqueles enormes espigões que estavam sendo erguidos aqui no bairro. Por isso estou com muita alegria aqui hoje, pela batalha do Plano Diretor e pela criação deste parque”, disse a moradora Sueli Moretti, que há 40 anos mora na região.

O encontro foi realizado na sede do “Pequeninos do Jockey”, equipe de futebol que desde 1970 trabalha na formação de crianças na modalidade. Haddad ressaltou a importância de ações intersecretariais para a continuação da escolinha e também para a implantação de outras atividades que poderão ser oferecidas. “A nossa intenção é convergir ideias e traçar um processo democrático participativo, com propostas de educação, cultura e esportes, em ações que envolvam todas as secretarias que forem necessárias. O secretário Celso Jatene [Esportes] se preocupa muito com o Pequeninos”, disse Haddad. Atualmente, 200 crianças participam do clube.

O secretário municipal de Governo, Chico Macena, falou sobre a importância deste trabalho. “A ideia do prefeito é que a gente faça junto com a comunidade um projeto de ocupação da Chácara do Jockey integrando educação ambiental, cultura, lazer, esportes”, disse Macena, que continuou: “O que nós queremos? Que haja a integração, principalmente por meio da cultura e da educação com a comunidade. Então nós podemos trazer artistas plásticos para cá, podemos trazer musicistas, o pessoal de design, podemos trazer oficinas e coreografia e ser um grande polo cultural e ambiental da cidade de São Paulo. É esse o nosso objetivo e para isso nós queremos integrar todas as secretarias que tem alguma finalidade com isso e a comunidade”.