Empresas e munícipes colaboram com a manutenção de praças e áreas verdes através da ‘adoção’

Aproximadamente 10% dos espaços públicos ajardinados são mantidos através de Termos de Cooperação

 As Subprefeituras são responsáveis pela manutenção de mais de 17 milhões de metros quadrados de áreas verdes, que incluem praças, canteiros centrais de avenidas e próprios municipais, distribuídos em 5.023 espaços. Desse total, 530 estão sob os cuidados da iniciativa privada – empresas ou cidadãos –, através de Termos de Cooperação.  

“O trabalho dos cooperantes complementa a atuação das Subprefeituras, que concentram seus esforços para manter 90% das áreas públicas ajardinadas. Colaborar com a administração municipal através da manutenção de uma área verde é uma forma de contribuir para melhorias efetivas na qualidade de vida dos paulistanos e, consequentemente, uma ação que indica a responsabilidade sustentável e social do cooperante”, ressalta o Secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ricardo Teixeira.

Dos 530 locais adotados, 54% estão situados na região oeste, nas áreas das Subprefeituras Pinheiros e Butantã, que possuem, respectivamente, 140 e 147 acordos vigentes. “Temos 530 praças e outras pontos verdes em nossa região, uma área de quase 1,5 milhão de metros quadrados. Trabalhamos para a conservação de tudo e, por meio da adoção, as tarefas são compartilhadas com nossos cooperantes, responsáveis por cuidar de cerca de metade da área verde total”, comenta o Subprefeito do Butantã, Luiz Felippe de Moraes Neto. 

Para adotar uma área ajardinada, o interessado deve apresentar à Subprefeitura uma carta de intenção e um projeto de intervenção e conservação do local. Além disso, precisa entregar cópias de documentos de identificação – para pessoas físicas – e relacionados à atividade comercial – no caso de pessoa jurídica. 
A carta é publicada em Diário Oficial e a proposta é avaliada pela Prefeitura. Após a análise, se a sugestão for aceita, o cidadão ou a organização fica responsável pela manutenção do espaço e pode implantar uma ou mais placas com seu nome, associando com uma ação positiva. 

O período de vigência da adoção é definido pelo cooperante, podendo variar entre 12 a 36 meses de duração e, inclusive, ser prorrogado. Cabe à Subprefeitura dar apoio técnico em todos os momentos da parceria e fiscalizar os serviços. Caso ocorra o descumprimento do acordo, o Termo de Cooperação pode ser cancelado.

Subprefeituras atuam em 90% das áreas verdes

A maior parte dos espaços públicos com vegetação está sob responsabilidade das Subprefeituras. No primeiro bimestre de 2014, foram cortados mais de 18,8 milhões de metros quadrados de grama, que indicam um aumento de 200 mil metros quadrados na produtividade média mensal em relação ao ano de 2013 – quando foram roçados 9,2 milhões por mês. Houve, ainda, crescimento de 18% na média mensal de plantio de grama, com 32.985 m² de vegetação nova.

O cuidado com as árvores também é contínuo. Somando as ações de janeiro e fevereiro, cerca de 16 mil árvores receberam serviços de poda e outras 3.081 foram removidas devido à condição fitossanitária. Foram plantados 858 exemplares. 

Até fevereiro, foram empenhados R$ 78,7 milhões para a conservação de áreas verdes e vegetação. Os serviços são realizados por mais de 150 equipes que trabalham, diariamente, para melhorar os espaços públicos.