Parque Alfredo Volpi completa 43 anos

Localizado no bairro de Cidade Jardim, equipamento público preparou programação especial para comemorar a data

Visando a preservação de uma área remanescente de Mata Atlântica do Planalto Paulista, o projeto paisagístico do parque teve por base, em 1966, uma proposta realizada paisagística Rosa Grena Kliass, com colaboração do arquiteto Carlos Welker e do botânico Helmut Shlik, responsável pelo levantamento florístico da área. O projeto aproveitou as clareiras naturais do local para implantação das áreas de recreação infantil.

Com área de 142.000 m², o antigo bosque do Morumbi é importante para a preservação ambiental, pois conta com vasta área de vegetação, além de três lagos. Os usuários dispõe de ótima estrutura com playground,estacionamento, bebedouros, bicicletário, trilhas para caminhada, sanitários, aparelhos de ginástica etc.

Apresenta vegetação composta predominantemente por remanescente de Mata Atlântica em estágio médio de sucessão, além de bosque implantado e áreas ajardinadas. Destacam-se espécies como açoita-cavalo-do-cerrado, angico, camboatá-de-folhas-largas, cambuci, copaíba, guapuruvu, jerivá, jequitibá, passuaré, pau-jacaré e espécies plantadas como cafeeiro, seafórtia, sibipiruna e tipuana. Foram registradas 291 espécies, das quais 12 estão ameaçadas como o pau-brasil, as samambaiaçus (Cyathea corcovadensis e C. delgadii) e a embaúba-prateada.

Conta com aproximadamente 110 espécies de fauna, sendo a maioria aves, com destaque para as endêmicas de Mata Atlântica: tucano-de-bico-verde, capitão-de-saíra, saíra-ferrugem e cigarra-bambu, além de registros ocasionais de anambé-branco-de-rabo-preto e gavião-de-cabeça-cinza que fazem rápida escala no parque. Pica-paus, sanhaçus e saíras (traupídeos) e papa-moscas/tiranídeos (pássaros da família do bem-te-vi) estão bastante diversificados - maior número de espécies. Também constam peixes (cascudos, acarás e guarús), rã-do-folhiço, lagarto “papa-vento”, bicho-preguiça e sagüis.


 

Para comemorar o aniversário desse importante parque foi preparada uma programação especial, confira:

 

 

 

SÁBADO - 26 de abril

Trilha Noturna
Promovida pelo projeto Trilhas Urbanas, esta caminhada pelas trilhas do parque ao escurecer, proporcionará ao participante a experiência de adentrar na Mata Atlântica interagindo com este ambiente e sua vida noturna.
Local: Em frente ao playground
Horário: 18h30


DOMINGO, 27 de abril

Oficina de Cultivo de Orquídeas
Ministrada por Solange Menezes, presidente da Sociedade Orquidófila da Cantareira (SOCAN). Nesta oficina serão abordados os seguintes conteúdos referentes às orquídeas:
- Estrutura das orquídeas
- Vasos e substratos
- Divisão de Mudas
- Replante
- Adubação
- Controle de pragas
Local: Praça da Preguiça (subindo pela escada ao lado direito da guarita)
Horário: 10h30
Inscrição: pqalfredovolpi@prefeitura.sp.gov.br (enviar nome do participante e RG)
Vagas limitadas.

Trilhas Urbanas
Nesta atividade, os trilheiros terão a oportunidade de conhecer e interagir com a biodiversidade e a história do Parque Alfredo Volpi por meio de trilhas interpretativas em educação ambiental. A monitoria busca estimular as pessoas a comportarem-se de forma pró-ativa frente às questões ambientais, presentes não só em nossa cidade como também em outras áreas urbanas. Venha trilhar a história, a geografia, a cultura, a fauna, a flora e muito mais.
Local: Em frente o parquinho
Horário: 10h

Oficina de Pintura em Camisetas
No aniversário do Parque Alfredo Volpi, você faz o seu presente.
Inspire-se interagindo com a natureza e vivencie momentos de criatividade na oficina de pintura em camiseta que lhe dará uma linda lembrança desse dia “e leve o parque com você”.
Pintura em camiseta com tintas atóxicas e folhas recolhidas do parque. Participe da atividade “Trilhas Urbanas” com início ás 10h e aproveite para escolher a mais bonita. Traga sua camiseta de qualquer cor.
Local: Praça do Lago (seguindo pela trilha ao lado esquerdo da guarita)
Horário: Das 09h ás 12h

Serviço
Parque Municipal Alfredo Volpi
Av. Eng Oscar Americano, 480 - Morumbi
Tel/Fax: 11-3031-7052