42ª FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO 

A Casa Dos Açores De São Paulo, com apoio da Subprefeitura Aricanduva, realiza nos dias 14 e 15 de maio de 2016 a 42ª FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO, em Vila Carrão.

A festa foi introduzida em Portugal pela rainha Santa Isabel. Mais tarde, foi levada pelos povoadores portugueses para as 9 ilhas do arquipélago dos açores, localizado no oceano atlântico norte, tornando-se a principal festa e devoção das ilhas.
Ao emigrarem para outros países e regiões do mundo, os ilhéus levaram consigo esta devoção e festejos, especialmente, para os EUA, Canadá e Brasil, principais países de acolhimento.
Para o Brasil a emigração ocorreu, em especial, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os açorianos fundaram importantes cidades, tais como: Porto Alegre e Florianópolis. A presença açoriana, no entanto, se estendeu também para São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Minas e Espirito Santo.
As FESTAS DO DIVINO na VILA CARRÃO tem origem, portanto, na expressiva colônia luso-açoriana que se radicou no bairro de Vila Carrão, em especial na primeira metade do século passado, e faz parte do Calendário Oficial da Cidade.
Os festejos de rua são realizados num único fim de semana, reunindo milhares de pessoas da região, normalmente famílias inteiras que ali vão para degustar as famosas malassadas, a massa sovada, os bolinhos de bacalhau, o caldo verde, um bom vinho e outros iguarias da culinária luso-açoriana e brasileira.
Todo o ano é montado pela Prefeitura um grande palco, em frente à sede da Casa dos Açores, para alegrar a festa, apresentando-se ali diversos grupos musicais e folclóricos.
Na manhã do domingo, 15/05/2016 será realizada uma grande procissão integrada com as bandeiras e as coroas do Divino, e as imagem de Nossa Senhora de Fátima e do Senhor Santo Cristo dos Milagres, acompanhadas por uma banda musical. A procissão percorre algumas ruas do bairro e se desloca da sede da CASP até a Igreja Santa Marina, onde será realizará uma missa solene às 10h30, em louvor ao Divino.
Antônio e Maria Purificação, são os mordomos deste ano, responsáveis pela organização da Festa. Antônio açoriano e Maria Purificação madeirense, atuantes nas tradições e na religiosidade da comunidade.
A CASA DOS AÇORES DE SÃO PAULO E O CASAL DE MORDOMOS convidam a todos para participarem da tradicional FESTA DO DIVINO DE VILA CARRÃO, já em sua 42ª EDIÇÃO. Junte a família e os amigos e compareça nesta tradicional festa do bairro e da cidade de São Paulo.


SERVIÇO:
42ª FESTA DO DIVINO
DATA: 14 E 15 DE MAIO DE 2016
REALIZAÇÃO: CASA DOS AÇORES DE SÃO PAULO
RUA DENTISTA BARRETO, 1282 – VILA CARRÃO.
TELEFONE: 2296-4890 / 2942-0487
EMAIL: casa-acores@ig.com.br