Começam as obras do córrego Aricanduva

São R$ 366 milhões em investimentos no combate as enchentes

 A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) executa desde dezembro de 2015, as obras de construção do mini piscinão R6, denominado tecnicamente de “pôlder”. Localizado na Avenida Aricanduva com as ruas Manilha, Astarte e João Bueno, terá formato trapezodial com as seguintes dimensões: 15m x 21,70m de lados, 52,20m de comprimento e altura de 3,50m, com capacidade de armazenamento de 3.180 m³.
A primeira etapa das obras consiste na montagem do canteiro, placas de sinalização, movimentação de terra, e construção das paredes diafragmas. Este pôlder será fechado e funcionará por gravidade durante os dias de intensa chuva. Os cinco pôlders implantados nesta bacia servem para minimizar o impacto das chuvas nos pontos baixos da região.
Como funciona este sistema
Nos dias de fortes chuvas, em que o córrego Aricanduva estiver cheio, uma válvula impede que as águas do córrego atinjam as regiões baixas, e as águas da chuva que caem nestas regiões baixas são conduzidas para o “mini piscinão” e de lá, bombeadas para o leito do córrego, quando o Aricanduva estiver com o nível das águas baixa a válvula fica aberta e conduzirá as águas pluviais da região livremente para o córrego.
O novo projeto prevê a construção de mais quatro pôlders: R3, R6, R7 e R8. O R3 está localizado na Avenida Aricanduva, com a rua Benedita de Paula Coelho próximo a rua João Geraldo, e terá capacidade de 6.000m³; o R7 fica entre as ruas Cristiano Altenfelder e General Carlos Cavalcante (3.250m³); e o R8 fica na rua Otávio Vasco do Nascimento com a Avenida Aricanduva (3.742m³).
Outra etapa em andamento é o recapeamento e prolongamento da Avenida Arquiteto Vilanova Artigas totalizando 4km. A SIURB está concluindo a implantação do canteiro de obras e finalizando o projeto deste trecho. Em seguida começam as obras na avenida.
A obra de canalização do córrego Aricanduva além dos quatro pôlders e da Av. Arquiteto Vilanova Artigas prevê a construção de dois piscinões: Taboão (120 mil m³) e Riacho dos Machados (220 mil m³), a implantação de parque Linear no entorno dos piscinões Aricanduva 2, Aricanduva 3 e Caguaçu; e a canalização de 1,5 km do córrego. Este conjunto de obras beneficiará 700 mil pessoas.