Projeto SP Cidade Gentil divulga importância da coleta seletiva e da reciclagem

Caminhões de lixo funcionarão como estúdio móvel e gravarão depoimentos de personalidades públicas sobre o tema

As empresas EcoUrbis e Loga, concessionárias do serviço de limpeza pública da cidade, lançaram nesta quarta-feira (23/03), com apoio da Prefeitura de São Paulo, o SP Cidade Gentil. O objetivo do projeto é aumentar o diálogo com a população sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva, por meio de ações de arte, notícias, serviços e uma web-série.

“A coleta seletiva e a reciclagem são prioridades da nossa cidade. Temos uma série de investimentos em ações de conscientização e comunicação. E o SP Cidade Gentil é um desses projetos. Um projeto simples, que usa as ferramentas da internet para dialogar com a cidade, com a população”, disse o secretário municipal de Serviços.

Para desenvolver a web-série, o Projeto conta com dois “carros alegóricos” criados com caminhões de coleta de lixo. Desenvolvidos pelo artista visual urbano Alexandre Orion, os Caminhões Dourados servem de estúdio móvel para entrevistar personalidades sobre a relação com o lixo na maior cidade do país. Além disso, durante todo o ano, eles circularão pela cidade para incentivar a reciclagem e a coleta seletiva.

A cidade de São Paulo produz 20 mil toneladas de lixo diariamente, sendo que 11 mil toneladas são de resíduos residenciais e do pequeno comércio. Para diminuir o impacto desses resíduos, a Prefeitura tem realizado diversas ações, como a criação de duas centrais mecanizadas de triagem de resíduos sólidos e a ampliação da coleta seletiva em distritos que não tinham o serviço. A expectativa é que até dezembro deste ano, o Programa de Coleta Seletiva beneficie mais 5 milhões de paulistanos, que não contavam com o trabalho porta a porta.

“Agora estamos levando a coleta seletiva para todos os distritos e todas as ruas com um trabalho complementar das cooperativas de catadores. Assumimos um compromisso de elevar os níveis de reciclagem de 1%, que era o que se praticava até 2013 na cidade, e hoje estamos chegando a 4% de reciclagem, em um esforço muito grande”, destacou o secretário.

Clique aqui e assista aos capítulos da web-série do Projeto SP Cidade Gentil.

 

Foto: Francisco de Souza