Sub Aricanduva sedia debate sobre Programa “Chuvas de Verão”

Encontro teve objetivo de integrar as ações preventivas de enchentes nas subprefeituras

A Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão sediou no dia 10, o debate sobre o “Plano Preventivo Chuvas de Verão 2015/2016”. O encontro reuniu outras seis subprefeituras da Leste: Mooca, Penha, Vila Prudente, Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes; e mais uma da Zona Sul: Ipiranga. Além dos subprefeitos; chefes de gabinete; coordenadores de Defesa Civil; de Projetos e Obras; assessores de comunicação, participou também a vice-prefeita, que ficou na mesa dos trabalhos com o coordenador geral de Defesa Civil, o assessor da Secretaria das Subprefeituras e o subprefeito.
A vice-prefeita abriu os trabalhos enfatizando os objetivos do encontro e pediu o engajamento de todos para o sucesso do programa, que consiste em integrar as ações das subprefeituras nas questões relativas às prevenções de enchentes. Ficou estabelecido que o comando das ações ficará no Centro de Gerenciamento de Emergências da CET e que as subprefeituras trabalharão de forma articulada e com cooperação mútua.
O coordenador geral de Defesa Civil, chamou à atenção para a importância da comunicação rápida entre todos os atores envolvidos, em especial, os assessores de comunicação, que precisam ficar atentos às informações relativas aos problemas ocasionados pela chuva: alagamentos; quedas de árvores; deslizamentos; inundações e procurar se antecipar à notícia, abastecendo a Secretaria com informações.
O assessor da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, pediu empenho das subprefeituras na limpeza dos bueiros, ramais, galerias e córregos. Na fala do público, composto exclusivamente por servidores de diversas áreas da Prefeitura, surgiram algumas reivindicações, como a necessidade de uma portaria que regulamente o empréstimo de caminhões e equipamentos de uma Sub para outra e a isenção do rodízio para carros do Centro de Zoonoses para atendimentos de emergência.
O Subprefeito de Aricanduva/Formosa/Carrão, fez uma exposição em data-show das ações de sua subprefeitura e de Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras) na região, destacando as intervenções na Bacia do Aricanduva; limpeza das piscininhas; e dos córregos dos três afluentes: Rapadura, Tapera e Ipiranguinha e o problema dos constantes alagamentos na Rua Taubaté, trecho do Terminal Carrão e apresentou números relativos à limpeza e operação Cata-Bagulho.